5 APPS E FERRAMENTAS PODEROSOS PARA GERENCIAR AS SUAS REDES SOCIAIS EM EQUIPE

Algumas revoluções mudaram o mundo e a forma como nos relacionamos em sociedade. Eu destacaria três: a Revolução Francesa, que guilhotinou a monarquia e fez emergir a classe burguesa; a Revolução Industrial, que mudou o processo de produção e redesenhou as relações trabalhistas; e a Revolução Tecnológica, com o advento da internet e, posteriormente, das Redes Sociais.

E as Redes Sociais transformaram, talvez para sempre, conceitos de visibilidade, privacidade e exposição, e se constituíram hoje como uma das formas mais poderosas e eficientes para pessoas, personalidades, empresas e marcas se fazerem ouvidas.

O que ainda não é totalmente eficiente para a maioria e ainda se apresenta como um grande desafio é a gestão da sua presença online nas Redes Sociais.

Mesmo que você ou sua empresa tenham uma equipe dedicada à gestão das suas Redes Sociais, na maioria das vezes apenas o recurso humano não é suficiente para superar o desafio de gerenciar todas as Redes Sociais, sites e blogs necessários para constituir uma presença online poderosa e marcante.

Uma parte importante e essencial dessa equação está em implementar o uso de apps e ferramentas corretas, que ajudem na otimização de tempo e de tarefas da sua equipe. Por isso, trouxe para você cinco dos melhores aplicativos do mercado para gerenciar nossas Redes Sociais, aumentar o engajamento da sua audiência e, claro, melhorar sua produtividade.

1. Buffer

Se você tem contas bem ativas ou quer fornecer um bom conteúdo ao seu público mas não tem muito tempo para entrar no Facebook, Twitter e/ou Linkedin, esta é a plataforma ideal para você. O Buffer é uma ferramenta onde você pode centralizar todas as suas postagens, definindo horários padrão para os posts e ainda consegue ver todas as estatísticas das postagens. É uma forma bem prática e confiável para gerenciar os seus perfis. O Buffer libera suas postagens de acordo com a programação predefinida, mas se você quiser postar fora dessa programação, também é possível.

Super fácil de usar, o Buffer fornece uma interface de navegador intuitivo, bem como extensões para navegador para acesso rápido e compartilhamento de qualquer site e links. Pelo Buffer você também pode acompanhar o engajamento e as interações dos seus posts, isso permite identificar os posts, assuntos e tipos de conteúdo que estão performando melhor e os que precisam ser repensados.

Você pode escolher entre os planos Free (gratuito) e Awesome (US $ 10 por mês). Existem também vários planos de negócios disponíveis, e todos os planos do Buffer já incluem o Pablo, uma ferramenta de criação de imagem super prática e fácil de usar.

2. CoSchedule

O Coschedule é um calendário editorial online, que pode ser utilizado para marketing de conteúdo, planejar divulgação em Redes Sociais ou agendar artigos em blogs, por exemplo. Ou seja: é um calendário editorial e calendário de divulgações unidos em um super megazord de produtividade, com a facilidade do “drag and drop”, você arrasta tudo para onde quiser.

No Coschedule, organização e exibição são as características mais fortes. É fácil visualizar exatamente o que está acontecendo com o seu marketing de conteúdo e fazer ajustes ao longo do caminho, porque suas postagens são apresentadas em um calendário intuitivo de preenchimento automático e um suporte ativo e atencioso.

Ao criar a sua conta, você ainda tem acesso a tutoriais em vídeos que auxiliam no processo de familiarização com a ferramenta. Mas é bem simples: você basicamente clica, digita e arrasta. Sem códigos, sem complicações.

3. Pixelmator

O Pixelmator é um editor de imagem que permite a criação, edição e retoques em arquivos de imagens, e alguns profissionais se referem a ele como “o PhotoShop do homem pobre”, pela semelhança da sua interface com a do carro chefe da Adobbe. Com um verdadeiro leque de opções de ferramentas e funcionalidades, o aplicativo facilita muito a vida dos designers e profissionais que precisam mexer em edição de imagens mas que ainda não estão dispostos ou não podem desembolsar o valor do PhotoShop.

O app também é compatível com tablet e oferece uma coleção de filtros e ferramentas para editar BMP, JPG, TIFF, PNG e outros tipos de arquivos. Para os gerentes de Rede Social que precisam editar fotos rápidas, fazer gráficos e infográficos simples, o Pixelmator é um recurso excelente.

4. Canva

Você vai me agradecer por ter te apresentado o Canva, uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que vai te permitir criar layouts incríveis de forma muito fácil, intuitiva e melhor, gratuita!

A ferramenta oferece vários modelos pré-formatados para tornar o processo de design mais fácil, rápido e prático. E ao contrário de alguns de seus concorrentes, o Canva permite que você carregue fotos pessoalmente, direto do seu computador, montando o design ideal para a sua necessidade. Isso pode fazer a diferença principalmente na criação de peças para o dia a dia.

Com um modelo de uso drag and drop, você pode selecionar formas, fundos e frames em um banco de imagens e também escolher entre fontes lindíssimas para inserir textos. Porém, o que o Canva não oferece é qualquer tipo de recurso e funcionalidade além desses, que são os que o iniciante pode precisar. Os usuários estão limitados às fontes, cores e formas dentro da própria ferramenta.

5. Trello

O Trello é um gestor de projetos gratuito na internet e uma das melhores ferramentas que você pode utilizar para organizar sua agenda e o seu calendário de conteúdo. Aqui na empresa nós o usamos para tudo! Você pode organizar as ideias e estabelecer responsabilidades e prazos entre a sua equipe, além de ser uma excelente forma de visualizar o conteúdo como um todo e suas etapas.

O Trello é composto por 3 elementos principais: organização, board e card. A organização é a entidade que gerencia o projeto (pode ser sua empresa, seus projetos pessoais, etc). O board (quadro) é o projeto em si. Se a empresa (organização) tem 4 projetos simultâneos, são 4 boards, por exemplo. Cada projeto terá suas tarefas, que são os cards (cartões). Você pode organizar os boards da maneira que preferir.

Por se moldar conforme os objetivos de cada usuário, o Trello pode ser tanto usado por um só indivíduo como para trabalhos em equipe, podendo ser acessado dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer, e sem a necessidade de qualquer tipo de instalação.


As Redes Sociais, produção de conteúdo e gestão da sua presença online são partes importantes da estratégia de Marketing Digital, e é exatamente por isso que você precisa otimizar o seu tempo e as suas tarefas, escolhendo entre os recursos que se encontram disponíveis no mercado.

A Revolução Tecnológica, o advento da internet e das Redes Sociais deve ser um grande aliado do empreendedor moderno, sendo a pedra ângular do que chamamos de “novo marketing”. Todas essas invenções e avanços existem para facilitar a nossa vida, por isso, não permita que a falta de conhecimento ou o medo de lidar com o novo reduza seu impacto no mercado ou complique a sua vida e o trabalho da sua equipe.

Lidar com apps e ferramentas digitais não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário! Uma vez que você pegar o jeito vai ver que se torna algo altamente intuitivo, é tudo uma questão de hábito e de experimentar!

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