Mesa de escritório com flor e celular para redes sociais

Como promover seu conteúdo nas redes sem incomodar

Criei este conteúdo porque percebi que uma dúvida estava tirando o sono de muita gente: como se promover nas redes sociais sem incomodar?

Percebi que muita gente tem um grande desejo de alavancar a própria audiência. São pessoas que querem colocar a cara nas redes sociais, mas têm medo. E um medo bem específico: de incomodar a audiência.

Acham que poderiam afugentar seus seguidores caso exagerassem em seu marketing pessoal.

Então a pergunta gira em torno da seguinte dúvida: como promover o próprio negócio, sem parecer aquela pessoa que sempre fica se autopromovendo? E saiba que há inúmeras vantagens em fazer esse tipo de promoção e que há meios de fazer isso sem causar incômodos – se é que isso seria possível. Confira:

As vantagens em se autopromover nas redes

Primeiramente, devemos considerar que muita gente tem crescido profissionalmente com base nos resultados que teve nas redes sociais. E isso ocorre justamente porque foram pessoas que tiveram a cara e a coragem de se apresentar.

Logo, existem sim caminhos para se promover sem incomodar o público. E o primeiro deles é eliminar essa crença. Sim, isso é necessário, pois o entendimento de que você estará incomodando alguém é uma crença que está na sua cabeça. E apenas nela.

E é importante que você se mostre porque essa atitude causa aproximação. Demonstra, para começar, que você não é uma empresa fantasma.

E essa constante interação gera credibilidade e confiabilidade.

Por que algumas pessoas sentem essa dificuldade?

Essa dificuldade em se promover é muito comum, saiba disso.

Há diversos motivos que podem induzir a resistência em se mostrar, como a educação, convívio familiar e a própria personalidade. São fatores que podem influenciar na percepção negativa do indivíduo em relação a se promover.

Mas isso é totalmente possível de se trabalhar. E isso inclui as pessoas mais tímidas.

Mas, veja bem, para não incomodar a audiência, não vamos fazer propaganda pura e simplesmente. Mas vamos entregar conteúdo.

Entregue conteúdos úteis

A sua audiência vai adorar que você disponibilize para ela conteúdos que vão ajudá-la no dia a dia. E se o conteúdo for realmente útil para ela, não tem a menor possibilidade de você incomodar quem lhe acompanha.

Um exemplo:

Vamos supor que você atenda empreendedores no seu segmento. E que entregou um conteúdo deste tipo: dez filmes sobre empreendedorismo para você assistir na Netflix esse final de semana.

Daí eu lhe pergunto: como você pode incomodar a sua audiência com esse tipo de tema, se estará ajudando diretamente?

Ou ainda:

Imagine que você acompanhe uma nutricionista. Pense também que está para viajar e está procurando uma forma de não voltar com alguns quilinhos a mais da viagem. Daí em sua timeline surge o seguinte vídeo dessa nutricionista: três dicas para você voltar da sua viagem com o mesmo peso.

Percebe que isso não iria importuná-lo de forma alguma, já que se trata de algo que você realmente estava procurando?

E com a sua audiência não é diferente. Ela também tem suas dificuldades e cabe a você entregar conteúdos que a ajude a superar os desafios. Mas é bom considerar o perfil da audiência.

Considere o perfil da audiência

A frequência de entrega de conteúdos varia de nicho. Há segmentos em que a necessidade de consumo é tão grande e variada, que a audiência deseja conhecer a sua casa, família, cachorro, bastidores e uma leva de outras coisas que dizem respeito sobre quem você é. E em outros nichos a demanda de conteúdos e de exposição é bem mais reduzida.

Mas isso não é complicado de se resolver. Basta você acompanhar as suas redes sociais e verificar se a dosagem de conteúdo que você entrega está fraca, na medida necessária ou se está incomodando. E se estiver incomodando, acredite, você perceberá isso logo.

E com isso, você vai medindo diariamente o engajamento e vai aumentando os conteúdos na medida que achar necessário.

Mas você não precisa ter medo de se expor.

E algo que você tenderá a perceber é que em 99% das vezes que você postar uma foto sua, o seu engajamento vai bombar. E você vai ver que esse engajamento é uma verdadeira prova que as pessoas adoram isso.

É uma verdadeira maneira de você mostrar que é apaixonado pelo que faz e que está vibrando com tudo que está sendo feito no seu negócio. E saiba que os empreendedores que divulgam o próprio negócio apenas fazem isso porque realmente sentem segurança. Eles não têm medo de vender porque sabem que o seu produto é muito bom.

Então, você não deve ficar fazendo propaganda de seus conteúdos e serviços, mas faça conteúdos úteis para quem lhe segue.

Essas dicas se aplicam a qualquer profissão

Todo esse conteúdo se aplica a qualquer profissional, pois todo mundo pode produzir conteúdo, seja ele advogado, médico ou nutricionista. O que vale é entregar material bom para sua audiência.

Uma professora de inglês, por exemplo, pode conseguir engajamento distribuindo pílulas diárias de conteúdo para seus alunos. Depois de alguns meses de aprendizados, mesmo os alunos de conteúdos gratuitos, poderão utilizar o que absorveram em uma viagem.

E se o conteúdo gratuito for muito bom, porque esses mesmos alunos não iriam adquirir o pago?

Por isso, de forma alguma, pense que está incomodando o seu cliente. Isso é algo que está em sua cabeça. E mais: você nunca vai saber o que se passa na cabeça de seus seguidores se não testar a própria audiência. Logo, não vai conseguir ajustar a própria comunicação.

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Então compartilhe nas redes sociais e mostre para os seus amigos. Envie principalmente para aqueles que são mais tímidos e que acham que podem incomodar alguém por promover o próprio trabalho. Eles serão os mais beneficiados.

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E se quiser assistir a este conteúdo, veja no vídeo abaixo. Até mais!

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