Como ser um líder e não um “chefe”

Coordenar uma equipe exige muitas características para a boa gestão de pessoas, conseguindo executar os processos corretamente e tornar-se um líder exemplar frente aos funcionários, diferenciando-se do chefe, normalmente com a atuação mais agressiva e até mesmo mais rude, que pode ser visto com maus olhares pelos seus subordinados.

Confira, abaixo, como ser um líder e não um “chefe” e siga as dicas para destacar-se no ambiente de trabalho.

  1. Oriente a equipe

Um chefe é conhecido por mandar nas pessoas e estipular as tarefas que devem ser concluídas como forma de obrigação, normalmente com prazos rígidos e tratamento mais severo que é dado a todos os funcionários.

Já o líder, ao invés de mandar em sua equipe, orienta todos os funcionários para que os mesmos possam atingir o melhor resultado possível e esperado.

  1. Entusiasme sua equipe

Quando a equipe está entusiasmada para cumprir uma meta, a mesma coloca-se no lugar de funcionários cada vez mais produtivos, normalmente conquistando melhores resultados e visando a evolução da empresa.

Já o chefe é um símbolo de superioridade que normalmente amedronta os funcionários, causando medo e temores em seus subordinados.

  1. Envolva-se no trabalho

A principal diferença entre o líder e o chefe é que o primeiro coloca-se em meio ao grupo, permitindo auxiliar todos os que fazem parte da equipe para que consigam atingir as metas juntos, enquanto o chefe separa as obrigações de cada um para que o mesmo solucione os problemas por conta própria, normalmente sem a ajuda de ninguém e principalmente sem a supervisão do superior, somente com o resultado final que chega às mãos dele.

  1. Assuma a responsabilidade pelos atos da equipe

Ao torna-se um líder e não um “chefe” é necessário assumir a responsabilidade pelos atos de toda a equipe, afinal ao participar ativamente do grupo, todas as decisões tomadas e os resultados conseguidos, incluindo as falhas e desvios, devem ser responsabilidade de todos os funcionários.

Diferentemente do chefe que procura um culpado para todos os problemas de um procedimento, o líder sempre deve apoiar a equipe e confiar em todos os participantes do grupo para obter bons resultados.

A Liderança é uma competência chave para empreendedores e profissionais de sucesso! Busque desenvolvê-la e terá grandes resultados.

Deixe o seu comentário pra gente logo abaixo! Seu feedback é indispensável para que possamos ser úteis em nossos artigos.

4 respostas
  1. Ricardo Nunes
    Ricardo Nunes says:

    Ótimo Caroline!
    Sou empreendedor e gosto de me envolver e interagir em tudo e com todos, não só para dar o suporte, confiança e motivação necessária, como também,para alcançar o melhor resultado como equipe.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *