Conheça as 10 Competências Essenciais para se Tornar um Empreendedor de Sucesso

Você se considera um empreendedor nato?
Acha que nasceu para isso e possui todas as características e atributos essenciais para ter sucesso nessa jornada?
Ou não, até sonha em empreender mas acha que isso não é para você, que você não reúne as competências necessárias para gerir o próprio negócio?

A verdade é que, empreender, é o sonho de 3 em cada 4 brasileiros, de acordo com uma pesquisa de 2015 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Ainda segundo o estudo, enquanto 31% dos brasileiros querem montar um negócio, apenas  16% querem crescer dentro de uma empresa.

Mas ser empreendedor requer mais do que somente capital para investir e uma boa ideia de negócio: o empreendedorismo é uma consciencialização. Antes mesmo de abrir o seu próprio negócio, para ser um empreendedor de sucesso, primeiro você tem que adquirir uma mentalidade e comportamento empreendedores. E diversas pesquisas têm sido feitas sobre o comportamento do empreendedor, levantando a questão:

Empreendedores nascem empreendedores ou são criados pela necessidade e forjados nas chamas das batalhas do mercado de trabalho?

Essas pesquisas já mostraram que alguns traços de comportamento se manifestam e se combinam de diferentes maneiras, em diferentes empreendedores de sucesso. São denominadores comuns que podemos observar ao analisar o perfil e a trajetória de vários homens e mulheres que alcançaram o panteão empreendedor e se destacaram de alguma forma nas suas áreas de atuação.

Os estudos e pesquisas não podem afirmar se empreender é um dom natural, que nasce com alguns de nós, mas, o que é certo e sabido, é que apesar de existirem algumas competências e habilidades comuns a todos os grandes empreendedores, não existe uma fórmula mágica a ser seguida. Cada história de vida e trajetória, cada pessoa, é única e singular, e é perfeitamente possível se tornar empreendedor a partir do seu desenvolvimento pessoal e profissional, adquirindo as chamadas “características de comportamento empreendedor”.

O psicólogo americano David C. McClelland foi o autor que deu início a estudos específicos sobre as ciências do comportamento empreendedor. Tendo como base os estudos de McClelland, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) instituiu um programa para o aprimoramento de empreendedores, o Empretec, que trabalha com 10 características ou competências do comportamento empreendedor.

Veja quais são elas:

1 – Busca de oportunidades e iniciativa: Todo empreendedor que se preze precisa ter  o chamado “senso de oportunidade”, saber antecipar-se aos fatos e identificar e criar novas oportunidades de negócios, fazer coisas antes de forçado pelas circunstâncias e agir para expandir os negócios.

2 – Correr riscos calculados: Se lançar em uma jornada empreendedora é quase como se lançar no desconhecido, por isso, você precisa ter coragem e propensão para arriscar e colocar-se em situações que implicam desafios, mas sabendo calcular coerentemente os níveis de risco envolvidos, avaliar alternativas e possibilidades e agir para controlar o resultado final e reduzir as perdas.

3 – Exigência de qualidade e eficiência: Quando se é empreendedor e se trabalha pelo próprio sonho, e não mais pelo sonho de outra pessoa, é preciso, mais do que nunca, encontrar maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato e desenvolver ou utilizar procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e que atenda ou ultrapasse os padrões de qualidade e excelência previamente definidos.

4 – Persistência: Resiliência e persistência precisam ser uma constante no comportamento de quem se propõe a ser empreendedor. Desafios e obstáculos vão aparecer, e não serão poucos, acredite! Mas você precisa aprender a agir diante desses obstáculos e persistir, não desistir no primeiro tropeço e, muitas vezes, fazer um sacrifício pessoal e dispender um esforço extraordinário para completar um tarefa.

5 – Persuasão e rede contatos: Empreendedores que estão acima dos outros têm a persuasão, ou a capacidade de convencer os outros a mudar a sua maneira de pensar, crer, ou se comportar, inerente à sua personalidade, sabendo usar estratégias para influenciar pessoas. Além disso, é preciso falar que empreendedorismo não se trata apenas de competências ou de qualidades. Em muitas circunstâncias é também sobre fazer ligações pessoais, networking, utilizar pessoas chaves para propagar sua mensagem e atingir o seu objetivo final.

6 – Independência e auto confiança: Empreender é mudar o mundo, por isso, você precisa ter segurança em relação ao seu propósito, confiar na sua capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio, mantendo sua postura e seu ponto de vista diante das oposições, e, principalmente, ter confiança na sua própria capacidade realizadora.

7 – Comprometimento: Para muitos, empreender é um sonho, é um meio para alcançar uma vida tão desejada, com liberdade de tempo e fazendo o que se gosta, porém, a jornada não é, todo o tempo, um mar de rosas. Muitas vezes você vai precisar fazer sacrifícios pessoais, atribuindo a si mesmo e a seu comportamento as causas de seus sucessos e fracassos, assumindo a responsabilidade pessoal pelos resultados obtidos.

8 – Busca de informações: A máxima “conhecimento é poder” também se aplica ao universo empreendedor. Para tornar-se uma referência e uma autoridade na sua área, você precisa, primeiro, conhecê-la a fundo. Dedique-se a obter informações que podem ajudar o seu negócio e fazê-lo crescer, identifique e siga perfis de pessoas que atuam no mesmo nicho que você e que já alcançaram o sucesso, busque inspiração e conhecimento. A internet é a ferramenta ideal para isso!

9 – Estabelecimento de metas: Para sair de onde você está, primeiro você precisa saber ONDE e QUANDO quer chegar. É essencial estabelecer metas e objetivos claros, ter visão de longo prazo, clara e específica, e estabelecer objetivos mensuráveis e de curto prazo. Você precisa ter um forte senso de quais são os seus objetivos e quais são os impactos disso nos seus serviços e, principalmente, em seus negócios. Sobre esse tema você também pode assistir a esse vídeo que ensina passo a passo a metodologia SMART para escrever as suas metas. Ela é muito conhecida e muito eficaz. Se não for SMART, é auto enganação. 

10 – Monitoramento e planejamentos sistemáticos: Por fim, não adianta fazer tudo isso se, no final, você não monitorar os seus resultados atingidos. A partir do monitoramento sistemático você vai poder identificar o que não está dando certo para o seu negócio, e corrigir rapidamente, e o que está te trazendo bons resultados e vale a pena manter, criando, assim, uma estratégia personalizada e certeira, planejando os seus próximos passos. Não existe empreendedorismo sem planejamento, e é isso que vai ajudar a sua empresa a sobreviver aos momentos de crise.

Agora, você já deve ter percebido que, o possuidor de todas essas características citadas, com certeza, seria alguém muito especial, difícil de existir. O “empreendedor perfeito”. Mas isso, na realidade, não existe. Não existe um perfil totalmente ideal de empreendedor, e estas características não são um limitante para a atuação empreendedora, caso você não possua ou tenha deficiência em alguma delas. O sucesso é resultado da sintonia entre o cumprimento de ideias que resolvam problemas de pessoas juntamente com as habilidades pessoais. E o importante é saber que, essas tais habilidades e características empreendedoras, podem perfeitamente ser aprendidas e desenvolvidas por todos ao longo da vida.

Além dessas competências essenciais que, quando aprendidas e desenvolvidas vão aumentar as suas chances de sucesso, os empreendedores atuais tem um grande aliado na sua jornada: o marketing digital. Hoje, o marketing digital é a grande alavanca e trampolim para a sua empresa ou negócio, seja ele um negócio online ou offline, e pode ser o diferencial entre o seu sucesso e o seu fracasso. No meu eBook, “Mudar, Reinventar e Empreender”, que você pode baixar gratuitamente clicando AQUI ou na imagem abaixo, eu te mostro, com base na minha própria jornada empreendedora, como utilizar as estratégias e infinitas possibilidades do marketing digital para levar o seu negócio para o próximo nível! Mais de 5.000 pessoas já fizeram o download, e se você ainda não é uma delas, faça agora.

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Além de todas essas competências, existe um elemento que pode ser essencial e decisivo no sucesso da sua jornada empreendedora: a Autoridade Digital.

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