Você sabe utilizar o método CANVAS? Vamos aprender? Explicação sobre como usar essa ferramenta

Estruturar e manter um negócio pode parecer uma tarefa complicada. Porém, existe uma ferramenta que serve exatamente para te ajudar a visualizar todos os aspectos mais importantes para a sua empresa: o Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios”. Com ela, é possível fazer o gerenciamento estratégico, desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou que já estão em andamento.

O Canvas é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, e abrange nove campos dentro de quatro áreas: clientes, oferta, infraestrutura e finanças. É muito simples entender a organização dessa ferramenta: “clientes” se refere ao público alvo da empresa; “oferta” diz respeito ao serviço ou produto que se oferece e à sua proposta de valor no mercado (qual o benefício? que problemas ele resolve? que transofrmação ele proporciona na vida do cliente?); “infraestrutura” são os recursos necessário para levar a sua oferta ao mercado e que vão ter uma influência direta na proposta de valor ao cliente; e “finanças” fala dos custos e receitas da empresa.

Um ponto facilitador é a organização visual do Canvas. É necessário apenas que se faça o download do arquivo, acessando o site do Bussiness Model Generation.  Para fazer o download, é só acessar o link http://www.businessmodelgeneration.com/.

Temos ainda o link abaixo para download do modelo em português.

Tela-de-modelo-de-negócios canvas-v2.0

Depois de baixar o modelo, é interessante imprimi-lo em papel A3 para iniciar análise visual de todo o negócio. Com o mapa impresso, você pode utilizar post-its coloridos para preencher os campos. Isso vai te ajudar a fazer uma análise mais clara da sua empresa e do seu modelo de negócio. Essa estratégia facilita ainda realizar alterações venham a ser necessárias.

O próximo passo é fazer algumas perguntas que servirão de análise: quais são os parceiros fundamentais? Como os clientes gostariam de pagar? Pelo que os clientes estão dispostos a pagar? Quais as características do segmento de mercado? Quais os custos mais importantes? Como seu negócio vai gerar receitas? Depois de feitas essas perguntas, é preciso decidir quais as ideias que serão trabalhadas e quais serão deixadas para depois ou até mesmo descartadas.

Utilizar o Canvas é uma forma de destacar e diferenciar o seu negócio do resto das empresas no mercado. Através dele, fica mais simples analisar o modelo de negócio adotado pela empresa, traçar metas e também realizar mudanças de estratégias para se chegar a determinado objetivo.

Existem ainda vários vídeos no You Tube de pessoas mostrando exercícios com o CANVAS o que vai ajudá-lo a começar o seu. Exercite!

 

Deixe o seu comentário pra gente logo abaixo! Seu feedback é indispensável para que possamos ser úteis em nossos artigos.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *