O Poder dos Relacionamentos e do Networking para o Empreendedor

Faça um teste. Quantas pessoas você tem adicionadas no seu Facebook? Você tem Fanpage? Quantos fãs curtem sua página? E no Instagram, Twitter, Linkedin e demais Redes Sociais? Agora, pare um minuto, pense, reflita e responda: com quantas dessas pessoas você se relaciona de verdade no seu dia a dia e quantas dessas pessoas você conhece pessoalmente, no ao vivo, olho no olho?

A verdade é que, viver é um ato social e coletivo. Você já deve ter ouvido falar que “ninguém vive sozinho”, e isso é verdade. A não ser que você seja um ermitão das cavernas, sua vida, minha vida, nossas vidas, sempre foi e será permeada por pessoas. Pessoas que formam a nossa rede de contatos ou rede de relacionamentos, o nosso networking.

Muita gente atribui a palavra “networking” ao âmbito profissional e empresarial, até pela própria etimologia da palavra (net – rede; working – trabalho), mas networking é algo que você pode e deve fazer em todas as esferas da sua vida. E o advento das Mídias Sociais e plataformas digitais facilitou muito esse processo ao dissolver as distâncias geográficas entre as pessoas. Porém, acredite, mesmo na era digital, quantidade ainda não significa qualidade.

Em uma época em que, aparentemente, somos validados pelo número de amigos, fãs e seguidores que conseguimos reunir nos nossos perfis digitais e na qual as mensagens se tornam cada vez mais genéricas e pasteurizadas, pode parecer que o contato individual, pessoal, se tornou algo obsoleto. Mas isso não poderia estar mais longe de ser verdade.

Seja pelas Redes Sociais ou pessoalmente, no ao vivo, não basta apenas entrar no Facebook ou LinkedIn e adicionar todo mundo ou distribuir todos os seus cartões de visitas. Para desenvolver e gerenciar uma boa rede de contatos relacionamentos, fazer um bom e velho networking, não funciona apenas entrar em um jogo de número de interações.

A força e a longevidade da sua rede de contatos dependem mais da qualidade das conexões estabelecidas do que da quantidade de pessoas que está nela, acredite! E, para atingir essa qualidade e longevidade, você precisa fazer algo que a maioria acredita estar caindo em desuso: você precisa ir para o offline! E eu falo isso por experiência própria.

Apesar de trabalhar, basicamente, com Marketing Digital, Empreendedorismo Digital, internet e etc, tudo online, no começo da minha transição de carreira, logo no primeiro ano, eu senti a necessidade e a importância de começar a conhecer ao vivo as pessoas que eu conhecia, seguia e acompanhava no mundo digital, e eu acredito fortemente que esse foi o “pulo do gato” para o sucesso da minha jornada empreendedora em tão pouco tempo!

Eu tirei um mês para viajar o Brasil e o exterior para participar de vários eventos ao vivo na minha área, assistir palestras e workshops, conhecer pessoas que eu admirava e me inspiravam, trocar ideias, experiências, vivências e, principalmente, me cercar daqueles que compartilhavam da minha jornada e possuíam os mesmos objetivos e desafios que eu.

Você já ouviu aquela frase “você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive”, do escritor e empreendedor americano Jim Rohn? Bem, se nunca ouviu essa, com certeza já ouviu “diga-me com quem andas que te direi quem és”. Mas será que isso é verdade? Talvez não quem nós somos, mas possivelmente quem iremos nos tornar.

Quantas vezes não chegamos com aquela ideia totalmente revolucionária, que tínhamos certeza que seria a coisa mais legal da vida, como correr uma maratona, largar o emprego para abrir nossa empresa ou emagrecer, e um amigo nos joga pra baixo? Fazem você ficar com medo de tomar determinada decisão? Até riem de você.

A verdade é que somos diretamente influenciados pelo ambiente, pelas opiniões, pontos de vistas e atitudes das pessoas que estão no nosso meio e com quem nos relacionamentos. Por isso é tão IMPORTANTE e pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de qualquer jornada você se cercar de pessoas que compartilham das suas ideias, sonhos e objetivos.

Se eu não tivesse acreditado nisso, se eu não tivesse encontrado outros empreendedores e mentores que possuíam histórias de vidas, desejos e ambições parecidas com as minhas, talvez eu não tivesse chegado onde cheguei, talvez eu tivesse desistido no começo do caminho, na primeira vez que alguém fez questão de mostrar detalhadamente tudo o que poderia dar errado no meu sonho de empreender.

Nós somos tão fortes quanto as pessoas que nos cercam. Você acha que Harry Potter teria derrotado Voldemort sem Rony e Hermione? Que Frodo teria destruído Sauron e o Anel sem a sua Sociedade? Que Luke Skywalker teria subjugado o Império Galáctico sem Han Solo, Princesa Leia e a Resistência? Ficção a parte, isso também se aplica a vida real. Observe as pessoas de maior sucesso que você conhece e perceba quem as cerca. Quase certo que serão as pessoas que possuem a mesma mentalidade de sucesso.

Ninguém obtém o sucesso por conta própria. Todos os grandes nomes de sucesso se uniram a pessoas de sucesso para obterem os seus resultados e sonhos. Imagine Steve Jobs e Steve Wazniak com a Apple. Ou Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen criando a Microsoft. Ou mesmo com todas as desavenças, Eduardo Saverin e Mark Zuckeberg do Facebook. Por isso, chegou a hora de você começar a se perguntar: como está a minha rede de relacionamentos?

Certa vez, ouvi de um amigo empreendedor a seguinte frase: se você for a pessoa mais inteligente da mesa, você está no lugar errado. Porque ali você não vai aprender nada. Por isso, comece fazendo uma lista das pessoas que você mais convive e das pessoas que você admira e que acha que podem te puxar para cima. Em seguida, entre em AÇÃO e vá em CAMPO para conhecer essas pessoas além do mundo digital.

Nesse vídeo, que está disponível no nosso canal do Youtube, eu aprofundo um pouco mais esse tema, falando de relacionamento, networking, encontros ao vivo e outras coisas que, às vezes, a gente que está na internet, acostumado com o mundo e o contato online, acaba negligenciando. Dê o play e confira! Aproveite para se inscrever no nosso canal, assim você será notificado sempre que postarmos novos vídeos e conteúdos.

Agora, quer uma dica de por onde começar? Nos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo, vou realizar a primeira edição do Evento Ao Vivo do Programa Empreenda-se, voltado exatamente para pessoas que compartilham do mesmo sonho de empreender ou já empreendem mas ainda estão engatinhando nos seus negócios, profissionais liberais, autônomos, coachs e palestrantes que querem aprender a ganhar mais visibilidade, autoridade e audiência em torna da sua marca pessoal.

Além de reunirmos empreendedores e futuros empreendedores do Brasil inteiro, vamos discutir como construir uma audiência e fazer negócios com ela. Esse será o tema central dessa edição do Empreenda-se Ao Vivo justamente porque eu acredito que são as pessoas o maior ativo de qualquer negócio.

A ideia é criar um ambiente de muita interação e proximidade entre os participantes e palestrantes convidados, o que facilita a troca de ideias e experiências. Por isso, as vagas para o evento infelizmente terão que ser limitadas. Além de palestras incríveis, os maiores nomes dentro das suas áreas, teremos dinâmicas, momento onde os participantes irão colocar a mão na massa mesmo, mentoria ao vivo, coquetel, networking e, principalmente, muita inspiração!

Se você se interessou, quer passar dois dias incríveis de muito conteúdo e aprendizado comigo, profissionais renomados, gurus, coachs e mentores, e conhecer pessoas de todo o país que compartilham de sonhos, objetivos e jornadas parecidas com as suas, então clique AQUI ou na imagem abaixo, acesse agora a página do evento, conheça nossa programação e garanta hoje a sua vaga, porque elas já estão quase acabando.

faceads_evento6

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *