teclado de computador com redes sociais

Redes Sociais: como usar de forma efetiva

Hoje, uma das dúvidas que mais surgem entre o meu público é sobre como usar as redes sociais de forma efetiva. E isso é muito comum. É tema recorrente e muita gente quer se atualizar a respeito. Principalmente porque as mídias digitais hoje têm uma relação direta com empreendedorismo, marketing digital e pessoal, que também são temas recorrentes no nosso dia a dia.

E mesmo que muitas pessoas tenham preconceito, por exemplo, contra o marketing pessoal, devemos conversar mais sobre esse assunto. E digo isso porque a sustentação do nosso negócio e de nossa visão profissional depende de nosso marketing pessoal. É com ele que você realiza a construção de sua marca, de seu nome e de sua reputação.

E não há mal algum nisso. Você apenas precisa fazer essa construção de imagem de forma ética e íntegra, aproveitando o embalo das mídias digitais. E, é claro, muita gente não sabe fazer da forma correta e acaba se atrapalhando. Mas, você, que está lendo meu texto poderá, agora, aprender muito com as dicas que separei sobre o assunto. Acompanhe:

Dica 1 – Você precisa trabalhar as redes sociais

Essa dica é fundamental para você que precisa urgentemente construir autoridade. Essa é uma forma de seu próprio nome ser mais visível e requisitado. Mas é importante que você não encare as redes sociais como a mídia tradicional, onde você faz propaganda. O que você deve pensar primeiro é em como gerar valor para as pessoas.

E aí entra a importância de se produzir conteúdo.

Para facilitar, vamos dar um exemplo. Suponhamos que você seja nutricionista e quer aumentar a quantidade de consultas, pois sua agenda está com um certo grau de ociosidade. Se você for utilizar as redes sociais para promover seu trabalho, não tente vender nada por ali. Mas procure ajudar quem acompanha os seus materiais.

E você pode ajudar o seu público com dicas de mentalidade e de alimentação, dando sugestões para controle de ansiedade e demonstrando quais alimentos devem ser evitados. Isso irá promover bastante o seu nome.

Dica 2 – As redes sociais são um espaço de relacionamento

Então leve muito a sério o relacionamento com o seu público alvo.

E você pode usar as dúvidas de seus atuais clientes para produzir conteúdo. E isso serve para vários profissionais, como advogados, dermatologistas e dentistas. São justamente as dúvidas desses clientes que poderão ser úteis para gerar conteúdo de qualidade. Afinal, você tem as respostas, já que é um profissional da área.

2.1 – Faça pílulas de conteúdo

Você pode pegar essas dúvidas e produzir pequenos conteúdos com consistência diária. Dessa forma, sua audiência irá acompanhá-lo todos os dias. Por isso, não pense em vender. Pense em conteúdo.

2.2 – Pense na identidade que suas redes sociais transmitem

As suas mídias têm um design agradável, que favoreça o interesse e a interação do público? Por isso, a contratação de um designer para criar uma boa identidade visual, com um bom logo e templates bonitos, é algo necessário.

Os templates são peças gráficas onde você pode facilmente colocar um texto e postar nas suas redes. Com isso, você pode colocar frases inspiradoras com belas imagens na sua fan page, por exemplo.

Uma ferramenta que ajuda bastante é o canva.com. A plataforma permite que você modifique layouts prontos, justamente para você usá-los depois de uma edição simples e rápida. Além disso, existem diversos aplicativos que permitem que você faça essas edições rápidas pelo celular.

2.3 – Algumas dessas artes devem ter sua foto

Isso é bem legal porque faz com que seu público se identifique com você, e invista nisso. Faça uma boa foto e tenha uma boa imagem de perfil. E é importante também que em todas as suas redes sociais esteja a mesma foto. Isso gera familiaridade. Por fim, use o mesmo nome nas redes sociais.

Caso você se chame “Alexandre Pereira Couto da Silva” e gosta de ser chamado de “Alexandre Couto”, use apenas este nome em todas as suas redes sociais. Assim, seu público vai encontrá-lo mais facilmente.

Dica 3 – Ofereça conteúdos úteis

As pessoas apenas irão lhe seguir se oferecer conteúdos que resolvam os problemas delas. E, pegando algumas dicas gratuitas, as pessoas terão algum resultado com você. Dessa forma, elas continuarão lhe seguindo.

E quando o relacionamento evolui, a tendência é que as pessoas comprem algo, seja para contratar uma consultoria, um processo de coaching ou outro serviço. Por isso, você precisa se diferenciar, entregando conteúdos originais e de profundidade.

3.1 – Mostre seus bastidores

Dentro desse conteúdo de valor, você pode promover a sua marca, mostrando os bastidores do seu trabalho. E isso gera muita credibilidade.

E não tenha receio de se mostrar um pouco e de dar a cara a tapa. Seu público vai adorar, porque todo mundo ama bastidores. E isso oferece credibilidade e proximidade.

E posso dar um exemplo de algo que me acontece com frequência. Quando sento para tomar um café com pessoas que interajo apenas virtualmente, elas dizem que sentem como se me conhecessem há anos.

Dica 4 – Depoimentos

Eu sei que muita gente tem vergonha de pedir depoimentos para os clientes. Mas saiba que isso é essencial.

Se você tem clientes satisfeitos, por que não solicitar um depoimento deles? E é muito simples, basta você pedir um depoimento por WhatsApp e tirar um print.

É claro que você vai pedir autorização antes de publicar, mas é bem simples, correto? Depois disso, é só você publicar em suas redes sociais.

E isso tudo é apenas a ponta do iceberg

Acabei de falar várias dicas rápidas, mas quando você colocar a mão na massa, vai sentir algumas dificuldades para criar as suas redes sociais. Mas depois que você construir a sua marca e sua autoridade, o mercado, as ferramentas e as circunstâncias podem mudar. E, ainda assim você terá a sua atividade preservada. Você terá tempo para se adaptar às mudanças e para continuar atraindo clientes de forma automática.

E se gostou desse conteúdo, comece o quanto antes a criação de suas redes sociais. Elas serão fundamentais para tornar o seu negócio rentável e sustentável.

Além disso, este conteúdo também se encontra em vídeo, se quiser assisti-lo. Dê o play abaixo e assista agora!

Além disso, compartilhe este conteúdo nas redes sociais. Já é um primeiro passo para ajudar a algumas pessoas e atrair um público interessante.

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