Autoridade, Reputação e Credibilidade: como fortalecer esses pilares e ter uma carreira sólida
por Caroline Caracas
Uma das coisas que estudo desde que entrei nesse universo digital é como construir autoridade com a ajuda da internet. E, como isso tem a capacidade de alavancar todo o resto. O business, a marca pessoal, o reconhecimento na sua área, os relacionamentos, a satisfação pessoal etc.
Lá fora já se cunhou o termo “Marketing de Autoridade” como a nova tendência que alavanca negócios. Através da autoridade das pessoas por trás desses negócios. Então, preste atenção em como aumentar sua autoridade e consequentemente o seu valor de mercado trabalhando essas 3 palavrinhas juntas. Autoridade, reputação e credibilidade. Elas estão totalmente interligadas apesar de não serem a mesma coisa.
Em tempos de Influência através de Redes Sociais, deve ser ainda maior a sua preocupação de trabalhar tudo isso no ambiente online, repercutindo diretamente no ambiente offline.
Reputação: quer dizer “o conceito que as pessoas têm de nós. Construída a partir de informações sobre o que somos e o que fazemos ao longo do tempo”. A reputação não existe num contexto individual, ela é fruto da percepção do “outro”. Eu não posso dizer que tenho uma reputação X ou Y a menos que os outros digam isso.
Se aquilo que falam de você é a sua reputação, um bom dever de casa pra ontem: trate de ter consciência sobre o que falam de você. Pense em como melhorar isso se o cenário não lhe for favorável.
A ideia de reputação está intimamente ligada a um outro conceito, o de autoridade.
A Autoridade é um dos pilares da reputação. Autoridade se constrói mostrando “expertise”. Ela é mais associada à capacidade intelectual, competência e experiência de uma pessoa em um determinado tópico ou campo. E no fim das contas é a autoridade que confere a uma pessoa o “poder” de influenciar um público interessado naquele tópico.
Portanto, qual é a forma de construir autoridade que está acessível a todos que possuem expertise em alguma área? Compartilhar conteúdo de qualidade na internet. É automático: quanto mais você publica um bom conteúdo sobre aquilo que sabe, quanto mais consistência e regularidade ao compartilhar. Mais autoridade você constrói na cabeça das pessoas que precisam desse conteúdo. Por isso, é bom saber como usar as Redes Sociais de forma efetiva.
O resultado vem em forma de clientes, vendas, reconhecimento e você acaba se tornando uma referência na sua área. Pelo fato disso ter uma escala digital, muito mais potente do que a autoridade em contexto offline.
E por fim chegamos à Credibilidade, a qualidade daquele que inspira confiança. Precisamos nos lembrar o tempo todo que pessoas compram de pessoas ou empresas que elas gostam e que confiam. A construção de autoridade e a reputação nesse contexto funcionam como indicadores de credibilidade.
Autoridade + Reputação >> indicadores de Credibilidade
Essas informações hoje em dia transitam rapidamente através de redes sociais, para o bem ou para o mal. Quando se trata de construir uma reputação positiva para o seu nome, trate de trabalhar na sua comunicação. Trabalhe os seus pontos fortes e, principalmente aos seus diferenciais dentro do seu campo de atuação. O contrário também é verdadeiro. Trate de não pisar feio na bola porque a má reputação corre ainda mais rápido que a boa.
Profissionais sem reputação construída são commodities, comparados por preço. Profissionais sem autoridade perdem a chance de impactar pessoas e cobrar aquilo que merecem pelo seu trabalho. Profissionais sem credibilidade nem sequer participam do jogo dentro do seu mercado e tendem a falir.
Ou você passa a gerenciar esses pilares da sua carreira. Ou vai gerenciar apenas a sobrevivência em um mercado que não é pouco competitivo.
QUER MAIS?
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Você irá aprender a gerar e publicar conteúdo que constrói autoridade, a tornar-se um profissional requisitado, atraindo os clientes que pagam mais pelo seu trabalho e construindo uma marca pessoal única.
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Uma das coisas que estudo desde que entrei nesse universo digital é como construir autoridade com a ajuda da internet. E, como isso tem a capacidade de alavancar todo o resto. O business, a marca pessoal, o reconhecimento na sua área, os relacionamentos, a satisfação pessoal etc.
Lá fora já se cunhou o termo “Marketing de Autoridade” como a nova tendência que alavanca negócios. Através da autoridade das pessoas por trás desses negócios. Então, preste atenção em como aumentar sua autoridade e consequentemente o seu valor de mercado trabalhando essas 3 palavrinhas juntas. Autoridade, reputação e credibilidade. Elas estão totalmente interligadas apesar de não serem a mesma coisa.
Em tempos de Influência através de Redes Sociais, deve ser ainda maior a sua preocupação de trabalhar tudo isso no ambiente online, repercutindo diretamente no ambiente offline.
Reputação: quer dizer “o conceito que as pessoas têm de nós. Construída a partir de informações sobre o que somos e o que fazemos ao longo do tempo”. A reputação não existe num contexto individual, ela é fruto da percepção do “outro”. Eu não posso dizer que tenho uma reputação X ou Y a menos que os outros digam isso.
Se aquilo que falam de você é a sua reputação, um bom dever de casa pra ontem: trate de ter consciência sobre o que falam de você. Pense em como melhorar isso se o cenário não lhe for favorável.
A ideia de reputação está intimamente ligada a um outro conceito, o de autoridade.
A Autoridade é um dos pilares da reputação. Autoridade se constrói mostrando “expertise”. Ela é mais associada à capacidade intelectual, competência e experiência de uma pessoa em um determinado tópico ou campo. E no fim das contas é a autoridade que confere a uma pessoa o “poder” de influenciar um público interessado naquele tópico.
Portanto, qual é a forma de construir autoridade que está acessível a todos que possuem expertise em alguma área? Compartilhar conteúdo de qualidade na internet. É automático: quanto mais você publica um bom conteúdo sobre aquilo que sabe, quanto mais consistência e regularidade ao compartilhar. Mais autoridade você constrói na cabeça das pessoas que precisam desse conteúdo. Por isso, é bom saber como usar as Redes Sociais de forma efetiva.
O resultado vem em forma de clientes, vendas, reconhecimento e você acaba se tornando uma referência na sua área. Pelo fato disso ter uma escala digital, muito mais potente do que a autoridade em contexto offline.
E por fim chegamos à Credibilidade, a qualidade daquele que inspira confiança. Precisamos nos lembrar o tempo todo que pessoas compram de pessoas ou empresas que elas gostam e que confiam. A construção de autoridade e a reputação nesse contexto funcionam como indicadores de credibilidade.
Autoridade + Reputação >> indicadores de Credibilidade
Essas informações hoje em dia transitam rapidamente através de redes sociais, para o bem ou para o mal. Quando se trata de construir uma reputação positiva para o seu nome, trate de trabalhar na sua comunicação. Trabalhe os seus pontos fortes e, principalmente aos seus diferenciais dentro do seu campo de atuação. O contrário também é verdadeiro. Trate de não pisar feio na bola porque a má reputação corre ainda mais rápido que a boa.
Profissionais sem reputação construída são commodities, comparados por preço. Profissionais sem autoridade perdem a chance de impactar pessoas e cobrar aquilo que merecem pelo seu trabalho. Profissionais sem credibilidade nem sequer participam do jogo dentro do seu mercado e tendem a falir.
Ou você passa a gerenciar esses pilares da sua carreira. Ou vai gerenciar apenas a sobrevivência em um mercado que não é pouco competitivo.
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