6 de janeiro de 2021

Como construir a sua marca pessoal no Instagram do zero?

Se você ainda é daquelas que acredita que nunca vai conseguir construir a sua marca pessoal no Instagram porque nem um perfil criado tem, este post é pra você.

Hoje eu vou contar aqui a história de algumas das minhas alunas que começaram a colocar a cara no Instagram há pouco tempo, mesmo já sendo empresárias e profissionais liberais há décadas. São mulheres experientes na própria carreira e no próprio negócio, mas que não entendiam ainda como poderiam elas mesmas alavancarem as vendas, ao agregar o tempero das suas marcas pessoais ao seu negócio, usando a rede social.

No meu curso Arrase na Marca Pessoal, que todas elas fizeram, desenvolvi uma metodologia que se baseia em quatro pilares fundamentais do personal branding: conteúdo, imagem pessoal, lifestyle e networking. 

E o grande segredo do crescimento e auto realização dessas mulheres arrasadoras que você vai conhecer é justamente porque entenderam que precisavam orquestrar esses 4 elementos na sua presença digital, criando uma marca pessoal reconhecível, com personalidade. 

E o segundo grande segredo, apesar de ser óbvio, é que elas não apenas estudaram sobre marca pessoal, mas estão efetivamente se colocando em movimento e aplicando na prática aquilo que aprenderam. E por isso faço menção a elas aqui nesse artigo, com muito orgulho de ter sido sua instrutora nessa jornada.

Conheça agora um pouquinho de como elas trabalharam essas quatro grandes áreas, cada uma a seu modo, para conquistar novos fãs e clientes pelo Instagram:

Ale Lobo (@aleloboempodere1arquiteta)

A Ale é uma arquiteta muito experiente que se mudou do Brasil para Portugal e escolheu recomeçar a carreira do mais absoluto zero no digital. Ela decidiu que iria ajudar arquitetas e designers de interiores a se tornarem empreendedoras de sucesso, por meio de mentorias e cursos online.

Para isso, criou um Instagram e fez um trabalho de marca pessoal tão consistente, que com menos de mil seguidores já tinha conquistado mais de 80 clientes, só fazendo conteúdos com alta credibilidade na sua rede social. Ela mesma conta que o curso de marca pessoal foi divisor de águas nessa transição de carreira dela.

Alexandra Rua (@chanaluaalexandrarua)

Não há como não se divertir no perfil do Instagram da Alexandra! Ela é muito despojada e engraçada, mas antes do curso não usava esse ponto forte a seu favor nos conteúdos. E hoje a gente consegue ver em cada um dos reels postados como ela faz bom uso dessa característica pessoal e que tornam as suas previsões astrológicas únicas. Ela encontrou o seu lugar no infotenimento astrológico, digamos assim. Também começou do quase zero, e passou rapidamente de 200 para mais de mil seguidores atraídos organicamente no Instagram por meio de seus conteúdos, principalmente os vídeos do tipo reels que hoje ela diz que se diverte muito em fazer. E não foi só isso que ela usou para criar a sua marca pessoal digital.  

Como eu já falei em outros artigos, o networking é um dos pilares do curso Arrase na Marca Pessoal, por isso, temos um grupo de Telegram dos nossos alunos dedicado exclusivamente a isso. 

E eu acompanhei de perto como a Alexandra trabalhou muito bem o networking dentro do grupo, com os colegas. Ela entendeu bem a oportunidade e fez a lição de casa corretamente. Em vez de chegar pedindo ajuda ou se auto promovendo, ela ofereceu uma degustação do seu trabalho para quem quisesse e criou o quadro “Marca pessoal astrológica” através de lives no seu Instagram. 

Nele, Alexandra fazia uma leitura reduzida do mapa dos colegas do curso Arrase na Marca Pessoal, dando uma palinha do que seria uma leitura completa, enfocando no auto conhecimento a partir dos elementos do mapa natal da pessoa. E como poderia explorar isso na sua marca pessoal no mercado. 

Deu trabalho fazer tantas leituras de graça, sempre explicadas durante as lives abertas no Instagram, mas o resultado foi que ela acabou deixando as colegas com um gostinho de quero mais, que trouxe clientes pagantes. 

Ou seja, unindo o pilar de networking e conteúdo, ela conseguiu entregar muito valor, ao mesmo tempo em que divulgava o próprio trabalho, fez relacionamentos, conquistou vários clientes, agendou lives colabs com os colegas e a partir de tudo isso consegue vários depoimentos que ajudam muito na construção da autoridade dela.

Amanda Araújo (@mercantil.araujo)

É inegável que o trabalho de marca pessoal de Amanda Araújo revolucionou o Instagram do supermercado que pertence à família dela. Ao assumir como sucessora do Mercantil Araújo, Amanda vestiu a camisa de uma forma cativante e improvável para uma dona de supermercado, colocando a personalidade dela em cada conteúdo que produz por lá. 

Ela começou também a se produzir mais, trabalhando a sua imagem e estilo pessoal, e a criar uma linguagem bem característica e reconhecível pelos seus seguidores e clientes do estabelecimento. Fez um ótimo trabalho marcando presença no feed do seu negócio, mas principalmente nos stories, que ela toca pessoalmente e todo dia. 


Amanda também ficou famosa pelas resenhas dos produtos que cria para divulgar tanto as marcas parceiras como o próprio Mercantil Araújo. E o sucesso foi tão estrondoso que ela alcançou dez mil seguidores de forma orgânica em poucos meses. Um feito e tanto. 

Um elemento bem interessante do perfil do negócio dela é a participação da equipe, que aparece nos stories, vídeos e reels, valorizando muito os profissionais que estão no atendimento direto ao consumidor. Vale citar que ela criou também pequenos “quadros” na sua linha editorial, que já ficaram até famosos na cidade, como o da moça que grita na loja que é “a hora do pão”. 

Ana Pires (@bloganapires)

Por ser consultora de estilo, a Ana já trabalhava bem a sua imagem pessoal no Instagram, mas depois de agregar fortemente os aspectos de lifestyle, que a princípio ela achava que não interessariam à sua audiência, e diversificando mais os tipos de conteúdos para entregar valor, ela viu o seu patamar de engajamento subir para outro nível. 

A Ana me relatou que depois de aplicar todas as técnicas, além do aumento do seu engajamento e influência com os seguidores, ela conseguiu angariar contratos pagos com marcas, como influenciadora do mercado dela, além de muitos clientes de consultoria de imagem, coloração pessoal, palestras locais, entre outros resultados que ela vem colhendo diariamente. 

É nítido que, ao assumir e revelar algumas coisas do seu estilo de vida e explorar melhor os seus pontos fortes, ou seja, encontrando o seu próprio borogodó, a Ana se permitiu se expressar com mais liberdade e tornou seu perfil mais autêntico, humano e próximo da audiência. Por causa dessa proximidade e desse público mais engajado ainda, ela também passou a estar sempre mais inspirada para produzir os conteúdos. E a sua presença vem crescendo a olhos vistos.

Andrea Rosolino (@andreamasterrj.wineeventos)

Taí um bom exemplo de como nichar é aproveitar oportunidades. A Andrea dá verdadeiras aulas de criatividade no perfil do Instagram dela. Bom, ela é uma empresária do ramo de vinhos que investiu muito na diversificação de conteúdos sobre um mesmo tema: no perfil dela, é possível encontrar receitas com vinho, o que fazer com as garrafas, informações sobre as partes da uva, harmonizações para diferentes pratos…

Além de produzir muito conteúdo para pessoas com diferentes níveis de conhecimento sobre vinhos, Andrea viu o seu engajamento crescer quando passou a aparecer no feed com taças na mão aliadas ao seu estilo de vida. Ou seja, ao mesmo tempo em que ela mostra os produtos que vende, ela gera desejo de consumo, comentários e compartilhamentos! 

Bia Barros (@bia_barros_cantora)

A cantora Bia Barros mudou muito a estratégia dela e aumentou bastante a demanda de trabalho a partir dos cursos. Antes a Bia me relatou que tinha até preconceito com rede social, Instagram etc. E que depois que o entendeu como uma ferramenta de construção da sua marca e uma forma de aumentar a demanda pelo seu trabalho como cantora em eventos, o volume de contatos recebido pelo Instagram para contratação mais que dobrou. 

Nesse processo de autoconhecimento e definição da sua marca pessoal para encontrar sua verdadeira voz no mundo, a Bia se descobriu também compositora. Ela inclusive escreveu a música “Coragem de Ser”, que foi o tema do último lançamento do meu curso Arrase na Marca Pessoal. Depois da música gravou também um clipe e vem nitidamente se expressando com muito borogodó e auto confiança nas suas redes. Clique aqui para conhecer a música que é um chiclete de ouvido, você não vai querer parar de ouvir!. 

Clarissa Nagli (@clarissanagli5.5)

Durante a pandemia, a Clarissa, que é educadora física e empresária há muitos anos, precisou fechar a sua academia de ginástica. Mas ela não abandonou a missão de inspirar mulheres maduras a terem um estilo de vida mais saudável. Muito pelo contrário, depois de fazer o meu curso, ela começou a trabalhar a marca pessoal pelo negócio, colocou a cara dela no Instagram, passou a fazer lives ensinando alongamentos, organizou colabs com outros profissionais de áreas complementares, escreveu e colocou pra vender um e-Book sobre como lidar com as dores físicas que podem surgir com a idade e já pensa em montar seu próprio curso online. Isso sem falar nas sessões de fotos e no super upgrade que ela deu na própria imagem.

Como me relatou a Clarissa, para ela o curso superou todas as expectativas, porque ela esperava encontrar um curso de marketing e levou de quebra um curso de autoestima. É isso que acontece quando decidimos investir na nossa marca pessoal. E os resultados começam a fluir a partir da nossa auto confiança e presença forte no nosso meio. 

Depois de tanto movimento, a Clarissa passou a ser influenciadora de mulheres maduras na cidade dela e fora, e passou também a ser citada em jornais locais. E tenho certeza de que agora o céu é o limite pra ela.

Christiane Cerf (@chris.cerf)

Uma empreendedora brasileira que mora na Itália e há anos produz roupas de tecidos naturais, tingidos à mão e trabalhados por fantásticas bordadeiras, viu o seu negócio ser impactado duramente pela pandemia. Ela me contou que tinha uma coleção toda pronta, que viria da Índia, local onde ela tem contratos de produção das suas peças, e que tudo ficou parado com a chegada do Coronavírus.

No começo de 2020, a Chris  teve que fechar sua loja física, infelizmente, e se lançou de cabeça no Instagram, dando a sua própria cara ao negócio. Vocês acreditam que antes de fazer o curso ela não fotografava pro perfil da loja dela, usando as peças da coleção? 

A partir do momento em que essa mulher arrasadora passou a vestir as roupas que produz e vende, que são a cara dela e que possuem mistura de estilos italianos e brasileiros feitas de lãs, algodões indianos e sedas preciosas, as vendas voltaram a acontecer com muito mais conexão com as mulheres que são suas clientes e agora a admiram como a modelo da própria marca.

Cristina Lemos (@lojacristinalemos

Há décadas, a Cristina abraçou a missão de ajudar os clientes a descomplicar a decoração e deixar a casa com cara de casa. Mas ela fazia isso por meio de fotos e vídeos dos produtos que oferece em sua loja virtual.  

De uns meses pra cá, ela resolveu mostrar pro mundo todo o borogodó e experiência que reúne nessa área, que além de ser um negócio, é uma paixão: começou a gravar vídeos sobre dicas de decoração, sobre as novidades que chegam na loja e  sobre o dia a dia de trabalho dela. A Cristina assumiu a marca pessoal dela de tal maneira que hoje, no Instagram da marca, a foto de perfil não é mais o logo do negócio, mas sim uma foto dela. E os clientes estão adorando e comprando mais, claro. 

Cláudia Figaro (@caxfigaro)

Uma psicanalista apaixonada por óculos transformou a paixão em seu negócio oficial. Por conta de uma dificuldade pessoal de encontrar óculos que se encaixassem bem ao rosto, a Claudia passou a desenvolver as próprias armações. E assim entendeu os óculos como acessórios de moda e criou a própria marca de óculos, que são peças únicas e exclusivas, ou seja, se você comprar um óculos dela, ninguém terá outro igual ao seu.

Hoje ela vive do que ama: ajudar mulheres a harmonizar óculos e acessórios, respeitando os próprios estilos. Para isso, ela usa e abusa da marca pessoal dela no Instagram, sendo, inclusive, modelo das próprias peças que desenvolve e que são vendidas pela rede social. 

Quer se tornar arrasadora como as minhas alunas? Então clique aqui e deixe o seu nome na lista de espera do Arrase na Marca pessoal para ficar sabendo em primeira mão da abertura das inscrições.

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Caroline Caracas
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