25 de julho de 2019

Como ganhar dinheiro no Instagram em 2019?

como ganhar dinheiro no instagram

Você quer ganhar dinheiro no Instagram em 2019? Então fique atento às mudanças nessa rede social e nos modelos de negócio que também são impactados por essas mudanças.

A rede social que mais cresce no mundo oferece um mar de oportunidades para quem vende produtos, serviços e infoprodutos, também conhecidos como produtos digitais (cursos online/ebooks/web seminários/assinaturas online entre outros). 

Quanto  mais pessoas passam a usar o  Instagram, mais funções a rede social tem criado para os usuários. E nós empreendedores agradecemos, pois elas são incríveis para negócios.

Saber usar as funcionalidades do Instagram a serviço do seu negócio é uma questão de querer aprender e praticar, pois elas são muito fáceis de entender. Quem não está no Instagram, ou não explora todo o potencial dessa rede em pleno 2019, com certeza está perdendo dinheiro, seja qual for a área. 

Já foi o tempo em que essa mídia era algo só de jovens ou voltada para alguns segmentos. Hoje, todos os nichos que você puder imaginar, com pessoas de todas as idades e condições sociais e culturais, estão aderindo a esta rede e gostando de interagir e comprar aquilo que descobrem nela.

Já são cerca de 1,2 bilhão de usuários ativos no mundo, sendo que o Brasil é o segundo maior país, com 66 milhões de usuários. Perde apenas para os Estados Unidos, com 110 milhões.

Continue até o final do artigo para saber como ganhar dinheiro no Instagram em 2019.

Veja esses dados recentes de uma Pesquisa do Instagram 

Recente pesquisa encomendada pelo Facebook (controlador do instagram) entrevistou 21 mil pessoas que usam frequentemente o Instagram e esclareceu alguns hábitos do usuário dessa plataforma. 

Ficou claro que ele está cada vez mais interessado na interação que pode ter com suas marcas preferidas na rede, além de descobrir novas. E, logicamente, que dessa interação surgem as vendas. A chave é o conteúdo feito de forma inteligente e relevante, que conduz para a venda em uma jornada sutil em vez de empurrar.

Entre os entrevistados, 66% declaram que usam o Instagram porque é possível interagir com as marcas*. E o Instagram completa: “ isso significa que existe uma oportunidade única para as empresas criarem conexões com seus clientes e conquistar resultados reais de negócios”.

Esse mesmo estudo também revelou que a plataforma faz mais do que gerar reconhecimento: ela ajuda a impulsionar vendas. Segundo a análise, 54% dos entrevistados se lembram de fazer uma compra no momento ou depois de ver um produto ou serviço no Instagram*. A pesquisa traz muitos dados interessantes e que revelam grande oportunidade para empreendedores, profissionais e marcas de forma geral. Confira mais alguns!

  • 61% afirmaram que seguiriam uma marca exclusivamente por causa do conteúdo, desde que ele fosse relevante. Isso mostra que com bom conteúdo as marcas poderão aumentar muito o seu alcance a novas pessoas. 

O estudo também revela que tipo de conteúdo os brasileiros querem ver das marcas; e eis os resultados:

  • um conteúdo criativo (62%),
  • um conteúdo divertido (58%),
  • um conteúdo informativo (58%). 

O Instagram completa:

“em todos os mercados pesquisados, esses fatores foram considerados mais importantes do que um conteúdo cuidadosamente produzido, o que permite às marcas experimentar e testar mais formas criativas nos posts. 

Também notamos que existem diferentes expectativas para o Stories e o Feed do Instagram; as pessoas gostam de recursos interativos, como enquetes ou perguntas e respostas, e do conteúdo bruto e autêntico dos Stories, enquanto o Feed é um formato mais popular para checar atualizações das marcas, o que reforça o senso de comunidade” 

Em outras palavras, o que esses dados nos revelam é que o novo caminho para Ganhar Dinheiro com o Instagram em 2019 é investir na qualidade do conteúdo.  E que ele será o grande veículo para as vendas.

Há tempos, sabemos que o conteúdo é o novo marketing. Agora, confirmamos a tendência de que ele assume um papel ainda mais importante do que as belíssimas fotos bem produzidas típicas do instagram, de uma outra era. 

Conhecendo os dados, agora vamos entender como ganhar dinheiro com o conteúdo. Continue comigo nesse artigo

*Project Instagram”, da Ipsos (pesquisa encomendada pelo Facebook, com 21 mil pessoas entre 13 e 64 anos nos mercados: AR, AU, BR, CA, DE, FR, IN, IT, JP, KR, TR, RU, US, e entre 18 e 64 anos no Japão), em novembro de 2018. Todos os participantes disseram que usavam o Instagram pelo menos uma vez por semana.

Crie conteúdos para se tornar referência

Essa dica é bem especial para quem presta serviços, mas também cada vez mais usada pelos comerciantes de produtos físicos.

Esses, podem usar o conteúdo para fisgar a atenção do cliente e construir comunidade de fãs, em vez de apenas ofertar seus produtos e obter taxas mínimas de conversão de vendas típicas de uma oferta direta.

Em vez disso, o conteúdo atrai pessoas com interesse naquele assunto. Elas passam a acompanhar o perfil e, no momento certo da jornada de compra, uma parte desses seguidores vão se tornar clientes.

O conteúdo é o fio condutor de um funil de marketing e vendas mais eficaz, que no fim das contas tem o papel de colocar um número muito maior de pessoas de frente para os produtos, do que se aquele perfil apresentasse apenas produtos.  

Para profissionais que vendem serviço o conteúdo é ainda mais indispensável, pois eles são o seu próprio produto, a sua própria marca. As pessoas precisam confiar para contratar profissionais de serviços (pense em quando você procura um médico, um psicólogo, um coach!!).

O conteúdo passa a ser a estratégia de marketing mais atual e inteligente, pois ela suscita um desejo de contratar aquele profissional sem que ele precise ficar se vendendo.

Isso ocorre porque o conteúdo gera contribuição ao seguidor, empatia, autoridade, confiança, admiração pelo profissional, que desenvolve sua marca pessoal na internet de forma muito autêntica e natural, mostrando sua expertise. Desse composto naturalmente ocorre um movimento de lotar a  agenda e aumentar o valor da sua hora de trabalho, conforme vai aumentando a sua demanda pela rede social. 

É um fenômeno em que você para de correr atrás de clientes e eles passam a correr atrás de você. Sua marca pessoal conquista admiração e confiança no seu trabalho diante das amostras relevantes da sua competência e carisma, qualidades que só são possíveis de serem percebidas através do conteúdo que você gera. O conteúdo é uma forma de mostrar que você pode ajudar o cliente a chegar nos resultados que ele deseja. 

São centenas de profissionais no Instagram que usam posts, vídeos, lives e outros recursos do Instagram para tornarem-se uma espécie de celebridades digitais por onde andam. A partir daí, se lançam em novas oportunidades de negócio. Criar cursos online, dar palestras, workshops e lançar livros são alguns dos caminhos. Além disso, passam a poder cobrar muito alto pelo seu atendimento individual. 

Leia também: Como fazer transmissão ao vivo no Instagram?

Um case de sucesso

A área médica está cheia deles. Assim como coaches, consultores, empreendedores e profissionais liberais de todas as áreas. Poderia citar muitos, mas vou trazer um caso que acompanhei de perto.

O dermatologista Jardis Volpe, que tive a chance de analisar em um trabalho de mentoria de marketing digital. Quando me procurou, Volpe estava com uma base muito grande e fazendo um excelente trabalho. Mas, como um profissional de visão de longo prazo, ele queria se atualizar, inovar e melhorar ainda mais o seu conteúdo, que se tornou a grande alavanca dessa rede social.

Com esse trabalho ele recentemente atingiu a marca de 300 mil seguidores de forma orgânica, conquistou o selo de verificação e mantém um ritmo de crescimento excelente para um cenário em que está cada vez mais difícil crescer organicamente no Instagram. 

O Instagram passou a ser a sua principal fonte de atração de clientes. Depois que iniciou uma estratégia consistente no perfil da sua clínica em São Paulo, que por sinal, é ele mesmo quem administra (o perfil). São dezenas de vídeos onde ele compartilha seu cotidiano, entrevista clientes, dá recomendações de beleza e procedimentos para ter um resultado de intervenção muito natural na pele, que é a sua proposta de trabalho. 

Volpe relata que 90% dos seus clientes hoje vem do Instagram e chegam na clínica muito à vontade, como se fossem conhecidos (a ele e à sua equipe, que também marca uma presença ativa no instagram da clínica).

Ele não pode revelar os números, mas afirma que superou todas as suas metas de faturamento e crescimento com o trabalho que faz no insta e no stories todos os dias, e ainda se diverte muito.

“Parece que o trabalho fica muito mais divertido enquanto estou trabalhando e ajudando as pessoas a alcançarem seus desejos na estética e na autoestima”.

Ele comenta que já é parado na rua e tem recebido convites para palestras, treinamento, e novos negócios a cada dia. Ou seja, o Instagram abre a mente e as portas do empresário ou profissional para novas formas de ganhar dinheiro, além de ajudá-lo a receber um reconhecimento enorme com o seu trabalho, que é algo que não tem preço.  

Em outras palavras, estamos falando de um novo marketing que batizamos de “Marketing da Empatia”. Você passa a conhecer tão bem a sua audiência ao interagir e gerar conteúdo diariamente que a conexão emocional com ela torna-se inevitável. E sabemos que o processo de vendas passa por uma primeira etapa indispensável que é a conexão. Afinal pessoas fazem negócios com pessoas e não com CNPJs.

Resumo da ópera: se quer ganhar dinheiro com o Instagram, produza conteúdo que conecte com o seu público. Seja você um coach, consultor, nutricionista, médico, dentista, advogado, arquiteto, fotógrafo, dona de loja, gestor de mídias sociais ou profissional liberal em geral; saiba que o Instagram oferece uma ponte para você se transformar em uma autoridade digital no seu tema de especialidade.

Quando as pessoas notarem a sua disposição em falar sobre os assuntos sem exigir nada em troca, vão se conectar com você. Tenha certeza: o seu nome será o primeiro lembrado em sua área de atuação.

Ganhar Dinheiro com Instagram Shopping

Você tem uma loja online? Então, precisa aprender a ganhar dinheiro no Instagram Shopping. Provavelmente, você já utiliza seu Instagram como vitrine para seus produtos. Porém, com essa funcionalidade, é possível colocar links diretos dos produtos nas fotos postadas. Assim, para que seu cliente seja direcionado a uma página de compra, basta que toque no post.

Para usar o Instagram Shopping, você precisa:

  • Ter uma conta comercial;
  • Ter um site/e-commerce para onde a pessoa seja levada para concluir a  compra;
  • Ter um catálogo de produtos criado na fanpage atrelada à sua conta comercial
  • Isso é válido para produtos físicos e existem algumas restrições na política do instagram para essa função. Saiba mais neste link.

Quando o seu perfil cumpre esses requisitos, basta solicitar a adesão ao Instagram Shopping em sua conta. A equipe do aplicativo vai analisar a sua solicitação e, se tudo estiver certo, liberar a funcionalidade em alguns dias.

 

A partir da sua aprovação, você pode inovar na hora de divulgar os seus produtos. Caso não tenha ainda um e-commerce, pode cogitar a entrada em plataformas de marketplace que permitem o pagamento.

Produtos digitais

Quando você trabalha a sua autoridade na internet, um dos caminhos naturais é passar a ofertar materiais de estudos para a sua audiência. Pode ser um e-book, uma série de áudios, cursos online, programas de assinatura online entre outros formatos.

São diversas as vantagens de trabalhar com produtos digitais. De um único material produzido, você vende para milhares de  pessoas. Mas, esteja preparado para tirar dúvidas dos interessados e prestar suporte aos clientes.

Esse é um novo mundo onde qualquer pessoa pode se tornar um educador digital na sua área e ser muito bem remunerado por isso, diferente dos meios de educação tradicional. 

Você pode inserir na sua bio links que levem às suas página de compras e de download dos seus materiais gratuitos. Nesse segmento as possibilidades de ganho financeiro são gigantescas e é um mercado em franca ascensão, que permite escalar muito o seu negócio e ter liberdade geográfica, trabalhando de qualquer país. 

E esse foi o benefício que mais me encantou nesse modelo de negócio, tanto que hoje eu posso morar fora do Brasil e continuar tocando a minha empresa e meus cursos online normalmente, nesse momento diretamente de Portugal. 

Outras maneiras de ganhar dinheiro no Instagram

Para ganhar dinheiro no Instagram, o céu é o limite!

Você também pode utilizar a rede como vitrine para seus produtos, caso tenha loja física ou um estabelecimento comercial. Restaurantes, hotéis, cafés, entre outros, utilizam a rede para estreitar seu relacionamento com os clientes.

Outra possibilidade é trabalhar o marketing de afiliados. No caso, em vez de você vender seus produtos, vende o que outros produtores digitais fazem e recebe uma comissão por isso.

Também merece menção aqui neste tópico o dropshipping. Você vende produtos de sites que fazem toda a logística de entrega, e o seu papel é criar divulgações e revender com uma margem de lucros, sem os custo e riscos de estoque. E o Instagram é uma ótima vitrine para isso.

Em 2019, não existem desculpas para não ganhar dinheiro no Instagram!

Aproveite as dicas para aperfeiçoar seu negócio físico ou digital e melhorar ainda mais seu faturamento. Espero ter sido útil!

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE COMO GANHAR DINHEIRO NO INSTAGRAM EM 2019 NO MEU CANAL DO YOUTUBE:

MAS ANTES DE IR EMBORA, TENHO UM LEMBRETE

Se você deseja multiplicar seus resultados na internet, transformando seus seguidores em clientes, precisa dominar essa rede social. Foi para você que criei o Curso Arrase no Insta. Por menos de um real por dia durante um ano, você aprende a aumentar o número de seguidores, transformá-los em clientes e dobrar seu faturamento o quanto antes, porque você merece e precisa ganhar dinheiro com a sua presença no instagram, no mínimo. Com o curso, que é 100% online feito do conforto da sua casa, Porque você vai aprender a vender sua marca pessoal através do sua atuação no insta e se tornar um profissional muito disputado e desejado pelas pessoas.

CONHEÇA AGORA: CURSO ARRASE NO INSTA

Caroline Caracas

outras postagens

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

You have Successfully Subscribed!

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

Adicione uma mensagem descritiva dizendo o que seu visitante pode esperar aqui.

Marketing por

Sucesso