16 de dezembro de 2020

Como usar sua marca pessoal para se projetar nas mídias sociais

Não existe um profissional neste mundo que não tenha sido afetado em algum aspecto pela pandemia. Mas como toda situação que nos tira da zona de conforto pode ser encarada como uma oportunidade, eu quero te apresentar uma mulher que aproveitou o movimento para se posicionar profissionalmente no digital e que já está colhendo os frutos de um trabalho iniciado há pouco mais de seis meses. 

Elaine Menezes, uma terapeuta que foi aluna da minha terceira turma do curso Arrase na Marca Pessoal. E que descobriu as grandes vantagens de se expressar de forma mais original nas redes, o que está lhe rendendo muitos elogios da sua rede de relacionamentos e um aumento crescente do seu engajamento. Ela encontrou seu próprio “borogodó” e está trabalhando conscientemente seus principais atributos de imagem para se conectar com as pessoas que quer atender, além dos clientes atuais.

E o mérito é completamente dela, pois ela venceu a vergonha, se comprometeu a assistir às aulas e implementar os passos sugeridos em cada um dos pilares da metodologia que eu elaborei para o curso: conteúdo, imagem pessoal, lifestyle e networking. 

Acho muito importante apresentar relatos como o dela para vocês, porque muita gente acha que é necessário ter milhares de seguidores para vender pela internet. Mas isso não é verdade! 

Aliás, o trabalho de construção de audiência você vai ter que fazer pro resto da sua vida! Eu faço e pessoas com perfis muito maiores do que o meu também fazem. E todo mundo começou um dia, assim como a Elaine, que está investindo na gestão da marca pessoal no digital há poucos meses. E que já conquistou novos clientes pagantes e muitos fãs!

Eu bati um papo com ela para entender como o Arrase na Marca Pessoal está contribuindo para o trabalho dela. E fiquei muito feliz em saber dos resultados. 

Agora vou te contar um pouco mais sobre a história dessa mulher arrasadora e como ela está conquistando clientes pelo Instagram:

Elaine Menezes, Terapeuta para Abundância (@elainemenezesterapeuta)

Em março deste ano, a vida da Elaine virou de cabeça para baixo. Além da pandemia que afetou todos nós, ela descobriu que a filha estava com um problema de saúde bem grave e necessitaria de um grande apoio dela. Os dois fatos a afastaram do consultório onde ela atendia presencialmente seus clientes no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

E é muito curioso como a vida também força a gente a partir para a ação, a fazer aquele movimento fundamental para o nosso crescimento, né? Diante de tantas novidades, Elaine percebeu que não haveria outra forma de trabalhar que não fosse online. 

“Eu tenho uma média de 70 clientes, você já imaginou eu deixar 70 pessoas circulando e se contaminando no consultório? Fora que abandonar o meu servir era inconcebível, meus clientes precisam de mim. É o meu trabalho, minha fonte de prazer e de renda”, conta.

E Elaine também começou a ser pressionada por alguns clientes que resolveram mudar de cidade, mas que queriam continuar a ser atendidos por ela. Ela então iniciou um movimento de não só transferir seus agendamentos para sessões online, mas também de aproveitar a oportunidade de estar online para ajudar mais gente e expandir a sua missão no mundo! E é aí que eu entro nessa história. Ela foi impactada pelos meus conteúdos e resolveu se inscrever no curso. 

Durante o nosso papo, a Elaine me contou que tinha medo do que os clientes e colegas de profissão iam achar ao verem ela produzindo conteúdo no Instagram. Segundo a Elaine, os psicólogos são orientados a não fazerem divulgações dos próprios trabalhos. “E teve gente que me chamou de blogueira. Para mim, blogueira era uma pessoa que escrevia em troca de presentes”, conta. “Mas eu estava muito mais focada em fazer dar certo. Eu entendi que o Instagram é um lugar de trabalho e resolvi investir financeiramente nisso, fazendo os seus cursos”. 

É como eu sempre digo, quem quer faz, quem não quer arruma desculpa. Apesar da agenda cheia, ela conseguiu fazer o Arrase na Marca Pessoal e o Arrase no Insta. A Elaine estudou e começou a aplicar os conceitos no Instagram dela e entendendo que isso é importante para obter resultados. 

E para quem ainda tem medo do que as pessoas vão pensar ou vergonha de colocar a sua voz no mundo, recomendo que a gente separe o joio do trigo. Não acho que a gente deva ignorar as críticas não, mas repare uma coisa: a crítica veio de quem está em campo ou sentada no banco pra criticar? Claro que a gente tem que ficar atenta e sempre observar se dessas críticas podemos tirar oportunidades de melhoria, de ajustar a comunicação ou o posicionamento. Mas em geral a gente sabe e sente a intenção das pessoas.

Depois de alguns meses no campo de batalha, a Elaine se apropriou da forma de se expressar que transmite exatamente seus valores, quem ela é. E que justamente por isso já fez ela se conectar com mais de 2000 pessoas no @elainemenezesterapeuta. É muito movimento, né gente? 

“Entendi que me posicionar no Instagram não era me invadir e nem invadir a minha família, pelo contrário, era compartilhar histórias significativas, afinal, a gente escolhe o que vai publicar. E eu entendi o que tem relevância pro meu público e o que contribui com a melhora de vida dele”. 

Apesar de já ter um trabalho muito grande de autoconhecimento desenvolvido, até mesmo por conta da própria profissão, a Elaine teve a humildade e abertura de fazer os exercícios de mergulho para dentro de si mesmo que proponho no curso. E teve a coragem de investigar junto aos pacientes dela também qual era a imagem que eles já tinham dela.

“O material do curso é muito bom e me autorizou a ser uma pesquisadora de mim mesma. A gente tem alguma noção do que as pessoas pensam da gente, mas quando a gente vai lá e pesquisa e descobre os nossos atributos mais fortes, que são apontados pelas pessoas na pesquisa, a gente trabalha para montar uma estratégia de imagem, que é a marca que a gente quer construir no mercado e aí quando a gente sintetiza e foca, é mais fácil reforçar aquilo nas estratégias que virão a seguir”, conta. 

Com todos os dados levantados, ela partiu para um movimento de nichar o público e mexer bastante nos conteúdos para atrair cada vez mais pessoas que tem o perfil que ela queria atrair e se conectar.

Muita gente tem medo de nichar porque acredita que assim estará deixando de aproveitar oportunidades. Mas nichar na minha opinião é aceitar uma realidade que já estava acontecendo, ou seja, assumir que essas pessoas já eram aquelas para as quais você mais trabalhava e as que você mais ajudava. “Eu agora estou completamente focada no tema do feminino, para mulheres de mais de 35 anos”, diz. “E o engajamento no meu Instagram aumentou muito”.

E esse movimento todo que ela fez permitiu a ela criar um público que com certeza vai querer comprar o infoproduto (o curso online) que ela vai lançar em breve. Como ela já tem clareza de como quer ser vista, de como quer ser lembrada, ficou muito mais fácil pensar os cursos dentro dessa marca, desse guarda-chuva da sua marca pessoal.

Mas nem tudo são flores, né? Elaine também me contou que penou bastante com os recursos do Instagram no começo, o que a levou a comprar o Arrase no Insta pela segunda vez, já que na primeira ela acabou não assistindo ao curso e perdeu o prazo.  

Trabalhar o pilar lifestyle também foi uma coisa completamente nova pra ela. Mas gente, ele é muito importante, porque as pessoas querem saber dos bastidores, conhecer histórias reais que fazem da gente seres humanos. “Eu fui colocando uma coisa ou outra da minha vida pessoal, eu encontrei uma forma de fazer isso dentro do meu conforto. E há muitas pessoas que comentam os posts sobre a minha vida real”, conta.

Falando nisso, quero compartilhar uma história que ela citou na nossa conversa, para que você entenda que produzir conteúdo de lifestyle é menos complicado e absolutamente genuíno. Recentemente, a energia elétrica acabou na casa dela. Por isso, a Elaine precisou acender um monte de velas para não ficar no escuro. No mesmo instante, filha dela veio e deu um abraço muito lindo no pai. Elaine tirou uma foto, porque achou a cena muito emocionante, e postou no Instagram com a legenda “falta luz mas não falta amor”. Adivinha o que aconteceu…Muito engajamento!

Existe uma frase que não é minha, mas eu gostaria que fosse, porque ela é muito real: o gostar vem antes do gastar. E quando as pessoas gostam de você, é muito mais fácil fazer negócios com você. Se as pessoas não sentem confiança em você, como elas vão querer comprar algo de você? 

Por isso a gente tem que orquestrar mesmo os conteúdos, tem que balancear um texto mais técnico com uma mensagem mais inspiracional, uma pitada de lifestyle, trazer pessoas legais para fazer lives. Em tudo o que você faz, além da visão estratégica para o reforço do DNA da sua marca, tem que ter o seu borogodó! E a Eliane está fazendo tudo isso muito bem.

Para terminar, ela me contou sobre os planos dela para 2021. Além do lançamento do infoproduto (curso online), a Elaine decidiu que quer e vai cada vez mais trabalhar de dentro da própria casa. “Neste momento eu estou só online e, quando eu voltar presencialmente, quero ter um modelo novo, com consultas presenciais e online alternadas, quinzenalmente. E eu sinto que alguns clientes nem vão querer voltar para o presencial”. Maior alinhamento entre mundo externo e interno impossível, não é mesmo?

A minha conversa completa com a Elaine vocês podem ouvir no meu podcast, Arrase no Digital. Clique aqui para ser direcionada para o episódio.

E você? Quais são os seus planos para 2021? E como você pretende se posicionar no digital para atrair os clientes que você quer atender?

Então você tem que participar da Semana do Marketing Digital com Borogodó! De 1 a 8 de fevereiro, às 8h da manhã, todos os dias, um encontro comigo. Faça a sua inscrição neste link.


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Caroline Caracas
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