21 de janeiro de 2021

Empreendedores brasileiros que arrasam na marca pessoal

Hoje eu quero te contar a história de dois homens brasileiros com muito borogodó e que construíram marcas pessoais tão fortes que é impossível não ouvir os nomes de suas empresas e não conectá-las diretamente aos seus fundadores. O sonho de todo empreendedor, não?

Um deles começou como uma espécie de muambeiro de luxo, importando óculos dos Estados Unidos, onde estudava, para vender aqui no Brasil. Músico de formação, ele não entendia nada de negócios, como muitas das pessoas que resolvem empreender. Hoje, é dono da maior rede de lojas de óculos da América Latina, com mais de 900 pontos de venda e mais de 700 milhões de reais de faturamento.

Nessa altura do campeonato você já deve saber que estou falando de Caito Maia, fundador da Chilli Beans. Aliás, eu escrevi que ele vende óculos, mas na verdade, nas palavras dele, ele vende histórias. E é contando histórias que o Maia e a Chilli Beans conquistam uma legião de fãs no Brasil e em vários outros lugares do mundo. O empresário já declarou muitas vezes na imprensa que tem salvo em seu celular mais de 300 fotos de pessoas que tatuaram a pimenta em seus próprios corpos. Dá para acreditar nisso?

E os fãs não são só os clientes não, mas todos os colaboradores da rede. Isso acontece porque Maia investe muito tempo ouvindo as pessoas, visitando as lojas da Chilli Beans e conversando com quem está na linha de frente do atendimento ao cliente. E com os próprios consumidores, claro. Anualmente, ele visita 200 lojas da própria marca. Se você considerar que o ano tem 365 dias, é quase dia sim, dia não. 

Mas não pense que sempre foi assim. Em 20 anos, Maia passou de ex-líder de uma banda de rock que chegou a ser indicada como revelação em uma premiação da MTV gringa a super empreendedor que aprendeu a construir sua marca e valorizá-la, se diferenciando em um mercado que é bastante concorrido.

Desde cedo ele entendeu, participando de feiras com seus produtos, que a marca tinha uma importância enorme no setor que ele atua: o de moda. E logo passou a fazer muito networking para ter o nome da Chilli Beans associado a outras marcas do setor, como Melissa, e a eventos de artes e música, dentre eles os famosos festivais Lollapalooza e Rock In Rio. 

E por falar em marcas licenciadas, Maia se mobiliza para ter coleções baseadas em temas e em personalidades de grande apelo junto ao público. A Chilli Beans tem linhas assinadas por diferentes artistas, de Anitta a Lenny Kravitz. 

Ou seja, dá pra ver que ele entende que marcas pessoais, sejam elas do dono ou de influenciadores alinhados com a marca, são um grande trunfo em uma estratégia de negócios. E diga-se de passagem, quase ninguém explora. Mas empreendedores visionários e carismáticos como ele não deixariam essa oportunidade passar. 

No facebook, Maia também já foi protagonista de uma websérie, um reality show chamado Super Dose, que mostrou os bastidores do dia a dia do dono da Chilli Beans em suas viagens pelo mundo. Foram filmadas visitas a fornecedores na China e turnês regionais pelas lojas brasileiras. 

Para 2021, ele já anunciou que vai lançar uma coleção em comemoração aos 50 anos do Batman. E com certeza vai mexer com o emocional de muita gente que vai sair correndo para garantir as peças. Tem borogodó ou não tem?

O perfil super humanizado, animado e empreendedor do Caito o levou para os estúdios do Shark Tank, um programa em que empreendedores são desafiados a apresentar o seu negócio aos tubarões para tentar adquirir investimentos e impulsionar o crescimento da empresa, em troca de uma participação percentual de um ou mais tubarões, que passarão a ser sócios.


Como se já não bastasse todo esse sucesso, Caio Maia virou case em Harvard, sendo convidado para dar palestras na famosa escola de negócios da universidade americana. A marca, que é a cara do empreendedor que a fundou, foi escolhida pelo corpo docente para ser um estudo de caso para os estudantes de graduação e pós graduação.

Maia tem muitos elementos de alguém com uma marca pessoal forte: é muito autêntico, não tem medo de ser quem ele é, assume mesmo o borogodó dele, o estilo rock and roll, despojado, animado, agitado e ousado! Vocês acreditam que, como reforço de marca, ele criou também o próprio cruzeiro?  O Chilli Mob Cruise, no qual acontecem muitas festas, desfiles de moda, intervenções artísticas, regados a boas doses de loucura. 

E se você pensa que o Caito se deu por vencido pela pandemia tê-lo feito replanejar absolutamente todas as metas da Chilli Beans, aí é que você se engana! Em 2020 a mente criativa dele trabalhou mais do que nunca para não deixar a peteca cair. 

Como forma de promover a si mesmo e a marca, ele inovou e comandou um mega evento de lançamento de uma coleção em formato de lives. Batizado de Chilli Beans Live Circus, Maia comandou a festa digital que contou com a participação de vários influencers. E vendeu muito nessa transmissão, hein?

Na pandemia, o lado humaníssimo dele ficou mais forte do que nunca. E o espírito de liderança também. Em vez de se sentir paralisado, Maia contou em uma entrevista que parou o time inteiro de expansão para negociar com os shoppings onde há lojas da Chilli Beans. Também negociou pessoalmente com presidentes de banco para trazer linhas de crédito aos próprios franqueados. 

A última novidade do empreendedor que não para de reforçar sua marca pessoal, foi a criação do próprio reality show, o Sócio por Um Dia, no qual ajudou empreendedores em diferentes áreas dos seus negócios. No programa, reforçou a metodologia 3 Rs (revelar pessoas, reciclar a marca e recriar histórias), que usa na Chilli Beans, e que é a base do infoproduto que ele lançou logo em seguida para ajudar empreendedores em seus negócios. Será que vendeu, gente?

O segundo empreendedor sobre o qual vou escrever neste artigo também atua no setor de moda. Mas as coincidências não param por aqui. Assim como Maia, Rony Meisler, fundador da grife carioca Reserva, é um grande apaixonado pelo que faz e foi capaz de criar uma tribo ao redor da marca que construiu, formada por consumidores e funcionários. Ou seriam fãs?

Engenheiro de produção de formação, Meisler observou que todos os homens usavam a mesma bermuda, feia, segundo ele, na academia onde ele treinava. E entendeu que ali havia uma demanda reprimida. Assim nascia a Reserva, marca de roupas que criou em 2004 e que hoje conta com dezenas de lojas, franquias e que está presente em mais de mil multimarcas. Nada mal para um outsider do mundo da moda, como ele mesmo gosta de dizer que é.

Dentro da Reserva, Meisler desenvolve uma série de ações com os funcionários que tornam para eles memorável o fato de trabalhar na empresa carioca. Todos os meses, alguém do time é escolhido para realizar um sonho, declarado na ficha admissional. A ação se chama Bota na Vitrine e emociona a todos sem exceção: o beneficiado, os sócios e colegas de trabalho do escolhido da vez. O programa tem um comitê, que recebe indicações dos diferentes departamentos da empresa. 

Outra ação muito importante que Meisler desenhou e implementou na Reserva é a licença paternidade de 45 dias. Quando foi pai, ele mesmo entendeu a necessidade que existe de passar mais tempo em casa com o bebê e tornou um privilégio que era só dos sócios da empresa em uma política que dá direito a todos os homens. Empatia que chama, né?

Meisler também incluiu no quadro de vendedores das lojas pessoas acima de 70 anos. E o movimento que começou como um projeto de inclusão social ajudou a impulsionar as vendas para um público mais velho, que antes não consumia as roupas da Reserva. Hoje, 40% da base das lojas da Reserva tem pelo menos um funcionário acima de 70. 

Falei bastante da Reserva aqui, mas há alguns anos o grupo também já conta com as grifes Reserva Mini, a linha infantil do grupo; a Eva, para o público feminino e AHLMA, voltada a jovens de 18 a 24 anos. 

E com a mesma política para todas as empresas do grupo, Meisler também inventou um programa de bonificação de vendedores que é baseado em histórias de encantamento, olha aí o poder das histórias de novo. 

Em uma palestra, ele citou um exemplo de uma vendedora que buscou um chopp para o cliente que estava experimentando roupas na loja. Minutos depois, 11 canecas chegaram na mesma loja. Eram presentes do consumidor, que as havia enviado em agradecimento ao ótimo atendimento que recebeu.

Com um serviço tão personalizado e focado no cliente, as lojas deixaram de ser espaços para compras de roupas e passaram a abrigar bares, cafeterias, restaurantes de comidas saudáveis, barbearias. Ou seja, viraram espaços que podem ser extensões da casa dos clientes. Um baita trabalho de marca, né?

Outra ação muito legal que saiu da mente criativa de Meisler são notas fiscais, que são verdadeiros relatórios de transparência, nas quais são indicados os valores usados para pagar as despesas e quanto a empresa lucra com cada venda. Segundo ele, muitos dos clientes compartilharam os cupons fiscais em suas redes sociais com comentários super elogiosos.

Como todo empreendedor que trabalha bem a sua marca pessoal, Meisler também forma uma tribo do bem com a campanha 1p = 5p, de doação de alimentos. Para cada peça comprada das marcas Reserva e Reserva Mini, são distribuídos cinco pratos de comida por uma ONG chamada Banco de Alimentos, parceira da marca.

E aí? Você que possui um negócio físico, se animou com o trabalho de marca pessoal e quer usá-lo para impulsionar seus negócios? 

Então você tem que participar da Semana do Marketing Digital com Borogodó! De 1 a 8 de fevereiro, às 8h da manhã, todos os dias, um encontro comigo. Faça a sua inscrição neste link

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Caroline Caracas
Caroline Caracas

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