28 de dezembro de 2020

Livros sobre marca pessoal que eu amo e recomendo

Muita gente me pede indicações de bons livros sobre personal branding, de autores referências no assunto.

Infelizmente os melhores livros sobre o tema ainda estão disponíveis só em inglês. Tanto que no meu curso Arrase na Marca Pessoal decidi fazer a tradução e resumo de alguns desses livros como um bônus para os alunos. E foi um sucesso esse bônus! Porque depois de passar por toda a metodologia, as pessoas saem sedentas por mais conhecimento sobre o tema de tão apaixonante que é o processo de descobrir a sua marca pessoal. 

Mas para você que ainda não teve a oportunidade de fazer o curso online comigo, trago aqui uma boa notícia: escolhi dois desses livros, cujos resumos entregamos exclusivamente aos alunos do curso, para recomendar nesse artigo como leitura. E neste post vou te contar as principais ideias defendidas pelos autores e dar a minha opinião sobre elas.

Aí vão as sugestões:

Promova-se As novas regras para construir uma carreira de sucesso

Autor: Dan Schawbel 

Como o próprio subtítulo diz, o autor reuniu uma série de diretrizes para quem deseja imprimir a sua marca pessoal por onde passa. Apesar de ser destinado a quem ainda está no mundo corporativo, as lições que podemos tirar se aplicam perfeitamente ao empreendedorismo.

A primeira ideia que o autor defende é a de que devemos nos tornar especialistas em algo e perseguir nossas paixões. Para isso, a gente precisa se atualizar sempre, estar atento a novos projetos e aproveitar todas as oportunidades de fazer networking.

Schawbel também trata da importância das habilidades interpessoais, que se tornam cada vez mais relevantes, até mais do que as habilidades técnicas que você possa ter na sua área. Claro que bons relacionamentos com os potenciais clientes se sustentam também pelo seu conhecimento, mas não é só isso que vai fazer eles se conectarem mais com você do que com o seu concorrente. E consequentemente fazer negócios com você.

Para o autor, a reputação que a gente constrói é o maior ativo que temos. E que a partir de uma reputação sólida, o dinheiro e as oportunidades começam a encontrar os empreendedores.

No decorrer do livro, Schawbel menciona diversos levantamentos que fez para embasar suas ideias. Em um deles, pediu a vários gestores de empresas da Fortune 500 que contassem sobre as habilidades sociais que eles acham que os jovens funcionários precisarão se quiserem progredir na carreira. As de maiores destaques foram ética de trabalho, otimismo, comunicação, storytelling, gerenciamento de tempo, capacidade de ouvir e respeitar as pessoas e de se conectar com elas. E aí, está surpresa com as respostas? Eu não. 

O autor também defende a ideia de que a vida pessoal da gente agora é pública. Como resultado, mesmo as coisas que você faz no seu tempo livre podem afetar a sua carreira e por isso, você precisa construir uma presença positiva nas novas mídias. 

Em outras palavras, aqui ele está falando do poder do lifestyle na gestão de uma marca pessoal, que é um dos pilares do meu curso Arrase na Marca Pessoal. As pessoas se conectam com a gente por conta dos nossos valores, interesses e ideias, certo? Por identificação, por admiração e interesse no que temos a oferecer. Elas querem celebrar as nossas conquistas com a gente, querem se sentir próximas porque se inspiram na nossa mensagem. 

Aqui entra um outro pilar do trabalho de construção de uma marca pessoal: a produção de conteúdo. E o autor também dedica um grande espaço do livro para tratar do assunto. Para ele, a chave para maximizar a sua marca online é chegar ao topo dos mecanismos de pesquisa com links que mostrem os seus ativos. E a chave para o crescimento nos motores de busca é publicar materiais que respondam às dúvidas das pessoas. Isso significa produzir muito conteúdo. Eu, por exemplo, produzo publicações para o meu Instagram, Facebook, canal no YouTube, podcast, blog e LinkedIn. 

Outro pilar que trabalhei na minha carreira empreendedora, e sobre o qual incluí dicas valiosas no curso, tirando vivências reais da minha própria prática, é o networking. E esse é um tópico que o autor destaca muito no livro. 

Para Schawbel, as pessoas que têm mais conexões vencem! E além de fazer essas tais conexões, você tem que mantê-las, para não se tornar irrelevante para o mercado. E para também não ficar conhecida como aquela pessoa que só retoma contatos quando está precisando de alguma coisa. Pega muito mal!

O autor também defende que não importa onde você esteja, sempre existem oportunidades de networking, ou seja, de conhecer novas pessoas e trocar valor. Uma dica que eu sempre dou é: se você vai a algum evento e tem a oportunidade de se conectar com pessoas que admira, procure antes saber a respeito do que estão produzindo no momento e que tenha muito valor para eles. 

Ao abordá-los, comece com assuntos que sejam do seu enorme interesse em vez de falar dos seus interesses. Dê alguma opinião positiva sobre o projeto em questão e ofereça algo de valor. Ser alguém muito útil sempre funciona! Jamais tente extrair algo daquele relacionamento sem antes gerar um grande valor para ele.

Se para você essa ainda é uma das tarefas mais árduas, entenda que no início é tudo uma questão de generosidade: quanto mais você dá, mais pessoas vão querer se relacionar com você. Ajude os outros a atingirem seus objetivos e eles (geralmente) o ajudarão a alcançar os seus.

Mas para que tudo isso funcione bem, você precisa, claro, de um plano! O autor sugere que a gente comece definindo objetivos de curto, médio e longo prazo. Segundo ele, os planos mais bem-sucedidos começam com o objetivo final e retrocedem a partir daí. Para fazer a volta, descreva com o máximo de detalhes possível as etapas específicas que você precisa realizar para atingir esse objetivo. Algo próximo ao que a gente conhece aqui como rota de ação, uma ferramenta bem consagrada de coaching.

Para terminar, deixo aqui um resumo dos conselhos do Dan Schawbel, lembrando que não há nada melhor do que beber direto na fonte. Separe um espaço na agenda para essa leitura, que vai te servir como um ótimo estudo de marca pessoal: 

Torne-se digno de ser mencionado. Se você tem uma marca pessoal forte, é um especialista em algo e faz um trabalho de alta qualidade, se dá bem com os outros e trabalha em equipe, as pessoas naturalmente falarão sobre você e o que você fez.

Quando tiver uma grande vitória, convide outras pessoas para compartilhar a sua emoção. Obviamente, a maneira de fazer isso é deixá-las entusiasmadas com os resultados.

Segmentação: Você precisa ser específica sobre as pessoas com quem constrói relacionamentos. No mínimo, você deve ter algo em comum, ter alguns interesses em comum, ou pelo menos olhar e admirar seu “alvo” por suas realizações profissionais.

Mutualismo: as pessoas que você deseja conhecer precisam tirar do relacionamento pelo menos o mesmo que você.

Esteja genuinamente interessado nos outros e use suas conexões atuais para expandir sua rede. 

Produza conteúdo de valor (e muito).

Desenvolva suas habilidades interpessoais.

Agora o segundo livro:

Crush It!: Why NOW Is the Time to Cash In on Your Passion

Autor: Gary Vaynerchuk (Gary Vee)

Eu já falei do Gary aqui neste blog (neste post) e ele está aqui de novo, porque é uma das maiores referências em personal branding do mundo. Segundo ele, todas as pessoas têm que começar a pensar em si mesmas como marcas pois isso não é mais uma opção; é uma necessidade.

No livro, ele escreve que se você é apaixonada por seu conteúdo, o domina e o faz melhor do que ninguém, mesmo com poucas habilidades comerciais formais, você tem potencial para criar um negócio de um milhão de dólares. 

Para Gary Vee, você tem que fazer o que te deixa feliz, ser simples, trabalhar duro, ser você, contar histórias, espalhar conteúdos nas redes sociais e vender! E na visão dele, desenvolver a sua marca pessoal é a chave para monetizar sua paixão online. 

Esteja você entregando seu conteúdo por vídeo, podcast ou blog, ser autêntica é a única coisa que certamente a diferenciará de todos, incluindo aqueles que compartilham seu nicho ou modelo de negócio. 

Principais lições do livro:

A oportunidade está na transparência

Os consumidores querem que você diga a verdade. Claro, eles querem qualidade, serviço, valor e entretenimento, mas, acima de tudo, querem saber se a pessoa com quem estão lidando está sendo honesta. 

O autor acredita que empreendedores realmente não têm escolha – as linhas entre o privado e o público estão se tornando cada vez mais tênues – principalmente com o crescimento das redes sociais. E isso significa que os dias em que as pessoas eram capazes de enganar o consumidor sem repercussões acabaram.  

Boca a boca potencializado

Aproveitar as plataformas de redes sociais como canais eficazes para a sua marca pessoal é construir o novo boca a boca. Agora, porém, a internet e as redes sociais – e o acesso instantâneo às comunidades online (e os milhões de pessoas que eventualmente se juntarão a elas) – bombaram o boca a boca, como se estivesse sob efeito de esteroides.

Crie um ótimo conteúdo

Para monetizar sua marca pessoal em um negócio usando redes sociais, dois pilares precisam estar funcionando bem: produto e conteúdo.

Gary escreve que um ótimo conteúdo é o que você vai injetar em suas redes sociais para chamar atenção das pessoas. E como essa produção toda é um resultado de paixão e experiência, portanto, é necessário falar sobre seu produto e sobre o seu nicho como ninguém. Faça sua lição de casa. 

Gary defende que você pode até mesmo tornar o seu próprio processo de aprendizagem parte do seu conteúdo. Ou seja, não espere estar 100% pronto para entrar em ação.

Conte histórias

Um ótimo conteúdo também tem tudo a ver com contar histórias, e isso é verdade mesmo se você estiver no varejo, B2B ou serviços ao consumidor. Quem for o melhor comunicador vencerá. 

Faça CTAs e incentive o compartilhamento

Depois que você já produziu tanto conteúdo, é hora de convidar as pessoas a se conectarem ou a se engajarem ainda mais com a sua marca. Gary ressalta a importância de incentivar o público a apertar os botões “assine o e-mail ou o canal”, “seguir”, “tornar-se um fã”, pedir que comentem, que salvem o post – todas essas são maneiras de sugerir que seus usuários prolonguem a interação com sua marca. E eu vejo muitos empreendedores que se esquecem dessa parte tão importante e estratégica. 

Diferencie-se

O simples fato de estar presente nessas plataformas não deixa mais ninguém à frente da concorrência porque a maioria dos empreendedores já sabe da necessidade de ter uma conta no Instagram ou no LinkedIn, por exemplo. O ponto aqui é fazer o seu conteúdo ser o melhor e ser feito do seu jeito.

Seja autêntica

Gary Vee defende que ser autêntica e ser percebida como tal pelo público depende de sua capacidade de garantir que todas as decisões que você toma no que diz respeito ao seu negócio tenham como base ser verdadeiro consigo mesma. Simples assim! E olha que ele é mestre no assunto. Ele não abre mão do jeitão despojado e boca suja pra agradar ninguém não. 

Empodere a sua voz com o público certo

Não fique obcecada com quantos amigos ou fãs estão te seguindo. O que é importante é a intensidade do envolvimento e interação da sua comunidade com você. Não subestime as pessoas. O poder do boca a boca em uma pessoa interessada tem um alcance inacreditável.

E aí, qual dos dois livros você ficou curiosa pra ler?

E aí? Se animou com o trabalho de marca pessoal e quer usá-lo para impulsionar seus negócios?

Então você tem que participar da Semana do Marketing Digital com Borogodó! De 1 a 8 de fevereiro, às 8h da manhã, todos os dias, um encontro comigo. Faça a sua inscrição neste link.

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Caroline Caracas
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