Quando o assunto é personal branding, o primeiro ponto é entender que apenas a construção de marca não será o suficiente para o sucesso do seu negócio. É necessário ter em mente que você realmente precisa atender às necessidades de seus clientes. E, aqui você vai conhecer a matriz de Personal Branding!
Por outro lado, de nada adianta ter um baita conhecimento técnico e ser muito competente, se você não sabe se vender. E mais importante: saber atrair as pessoas corretas no seu processo de venda, que são aquelas que lhe interessam do ponto de vista pessoal e dos negócios.
Logo, é muito importante que você quebre todos os seus tabus e crenças negativas em relação ao personal branding.
Afinal de contas, com a adoção do marketing pessoal, você vai atrair as pessoas corretas e elas vão querer contratar os seus serviços.
E é importante saber que a construção de marca não significa a maquiagem de pessoas ou fatos. A matriz de personal branding é feita exatamente com base naquilo que você é e no que sua audiência precisa.
Logo, saber se vender é fundamental no mundo dos negócios e se você não aprender, ninguém irá fazer isso por você.
E segue um exemplo:
Fiz este post perguntando às pessoas o que lhes vêm à mente quando ouvem meu nome.
E para minha surpresa, foram 164 comentários. E eu não esperava um número tão grande de pessoas que se dispusesse a responder essa pergunta.
E graças a esse retorno, foi possível tomar algumas ações, já que ficou mais fácil de se perceber a imagem que as pessoas têm em relação a mim. E é justamente para isso que esse tipo de ação serve.
Para isso, li os comentários, um por um, e verifiquei os atributos que as pessoas atribuíram a mim, já que posicionamento diz respeito à imagem que se ocupa na mente do cliente.
Para tomar ações com base nos retornos que recebi das pessoas, foi necessário que eu fizesse uma divisão em grupos sobre o que foi comentado. Confira:
No meu caso, por exemplo, muitas das expressões foram ao encontro de uma mentalidade direcionada para o empoderamento feminino.
E isso é verdade. 90% dos meus clientes são mulheres e são muito motivadas a mesclar o trabalho com um estilo de vida que torne o mundo um lugar melhor. Além disso, percebem no exercício profissional uma forma de realização pessoal.
E essas características também estão presentes nos homens que acabam se tornando meus clientes. De forma geral, eles cultivam esses valores, mesmo estando mais presentes entre o público feminino.
Então, veja como aplicar:
A matriz de personal branding serve justamente para reforçar uma imagem que queremos que o público tenha a nosso respeito.
E isso vai impactar diretamente nas pessoas que você irá atrair. E ao se posicionar da forma correta, você irá trazer potenciais clientes com quem você realmente queira se relacionar.
E para ficar mais fácil, eu trouxe a minha própria matriz, com base no retorno do público e no que desejo reforçar. Mas antes, veja só como interpretar a matriz.
É uma matriz bem simples, na verdade. Ela é dividida em 4 quadrantes. E cada um representa a forma como nos comunicamos com as pessoas.
Os quadrantes são a brand persona, o tom de voz, a linguagem e o propósito.
A brand persona é a forma como decidimos interagir com o mundo. É como nos relacionamos com os outros: o nosso papel social e a nossa forma de expressão.
E o termo “brand persona” não é algo aleatório.
Persona é um termo vindo do latim e que equivale a personagem. E “brand” significa marca.
Por isso, a brand persona nada mais é que os papéis sociais que você adquire quando se relaciona com outras pessoas.
Isso impacta em diversas situações: nas roupas que usamos, na forma que falamos e em todas as maneiras de expressão pessoal.
O tom de voz está ligado com a intensidade da mensagem que estou passando, enquanto que a linguagem diz respeito a forma como me comunico. Por exemplo, se estou falando com empresários ou com público infantil, haverá uma maneira bem diferente de se dizer o que pensa.
E o propósito está relacionado com a mensagem que desejo passar e a forma como os objetivos de meu projeto impactam na vida de meus clientes e como isso deve ser transmitido.
Terminados estes pontos, segue a minha matriz:
Brand Persona
Tom de voz
Linguagem
Propósito
É fundamental a criação dessa matriz porque, dessa forma, eu sempre reforçarei os pontos que são fundamentais na comunicação com os clientes.
E documentando a estratégia é possível ter a disciplina para reforçar aquela imagem pela qual quero ser reconhecida no mercado.
Mas é importante levar em consideração que não adianta apenas criar uma matriz de brand persona apenas com base no que você imagina.
É necessário verificar a forma como as pessoas realmente lhe percebem e procurar meios para adequar a sua comunicação.
Dessa forma, você conseguirá direcionar a sua audiência para a visão que você deseja que ela tenha de você.
Afinal de contas, não é legal quando pensamos que nossos seguidores têm uma visão de nós, mas na prática eles têm a oposta.
Logo, quando isso acontece, é necessário fazer uma comparação entre o que pensam de fato sobre nós e que queremos que pensem.
Mas quando perguntamos e ouvimos as repostas, algumas surpresas positivas surgem, de coisas que até sabíamos, mas que não havia clara consciência.
Logo, sem saber exatamente como a audiência lhe enxergava, não há como ajustar a comunicação.
Mas, depois que ficar sabendo, vai poder arrasar nos conteúdos que vão lhe ajudar a se posicionar da forma correta na mente do cliente.
A partir dessas características que foram listadas, desenha-se a estratégia e matriz de personal branding que vai ser utilizada em seu site, seus artigos, conteúdos em toda sua presença digital.
Logo, o importante são as estratégias e ações que nascem do levantamento de seu personal branding.
E gostou do conteúdo?
Se gostou, não deixe compartilhá-lo nas redes sociais e de espalhar essa ferramenta maravilhosa que é a brand persona.
É uma ferramenta que pode ajudar muitos de seus amigos, então não deixe de compartilhar essa preciosa informação com eles.
Além disso, assine nossa lista de e-mails. Dessa forma, você conseguirá receber mais conteúdos quentes que sempre estou produzindo para você.
Você pode conferir o conteúdo onde explico sobre a importância do personal branding para a vida de um profissional.
E este conteúdo também está disponível em vídeo, logo abaixo. Clique para assisti-lo. E até mais!