7 de dezembro de 2020

Mulheres que arrasam na marca pessoal – parte 1

Hoje é dia de falar de mulheres com muito, mas muito borogodó e que dão verdadeiras aulas na arte de expressar suas identidades, seus valores e potenciais por onde passam. 

Elas definitivamente sabem das vantagens de ser quem são e trabalham conscientemente para que suas vozes fiquem marcadas na mente das pessoas.

Gabriela, Luiza e Michelle. Coincidentemente três advogadas com histórias de vidas fortes, mas bastante distintas. Em comum, além da arrasadora marca pessoal, elas têm a luta por justiça social e igualdade de direitos. Sem medo, se posicionam mesmo a respeito dos fatos e compartilham com o público seus maiores desafios e conquistas. Tudo isso com muita elegância, em todos os sentidos. 

Elas trabalham na sua gestão de marca pessoal os pilares que eu elegi como essenciais para a construção de uma imagem forte nos tempos de hoje: conteúdo, imagem pessoal, lifestyle e networking. A gente tem tanto a aprender com elas que eu resolvi escrever um post inteiramente dedicado ao trabalho que fazem para mostrar o seu “borogodó” para o mundo. 

Com vocês, a minha análise dos cases de marca pessoal das inspiradoras Michelle Obama, Luiza Helena Trajano e Gabriela Prioli. 

Michelle Obama

“Garota do lado sul e ex-primeira-dama. Esposa, mãe, amante de cães. Sempre hugger-in-chief (encarregada dos abraços, em uma tradução livre)”. Assim se define Michelle Obama em seu próprio Instagram. E se você der uma olhada no feed dela, você vai encontrar várias fotos que reforçam a descrição que ela faz de si mesma. 

E se tem alguém que trabalhou e trabalha para construir e manter uma marca pessoal poderosíssima mundialmente é essa mulher. Nenhum post, nenhuma vírgula está ali aleatoriamente. Arrisco dizer que Michelle hoje tem uma marca mais forte que a do próprio Barack Obama, que já ocupou o cargo de homem mais poderoso do planeta.

Mas o que será que ela faz para conseguir garantir que as pessoas a percebam da forma que ela quer ser vista e lembrada?  No decorrer de sua vida, Michelle, além de ser fiel a quem é e honrar sua história, articulou uma série de ações conscientes para transmitir seus propósitos, valores e as características que são seus pontos fortes. 

É uma construção, né gente? Não foi de um dia pro outro que ela se tornou Michelle Obama, mas ela teve e tem a capacidade de se manter a Michelle que ela mesma criou, com as melhores características dela.

Pensando nos pilares que eu trabalho no curso Arrase na Marca Pessoal, eu diria que ela é, acima de tudo, uma ótima produtora de conteúdo. Michelle escreveu a própria história e a distribuiu pro mundo em diferentes formatos. Becoming, a biografia escrita por ela mesma, ganhou uma turnê de lançamento feita em oito países do mundo. Essa mesma turnê também virou tema de um documentário na Netflix. Tá bom ou quer mais? 

É claro que todos esses eventos foram publicados pela mídia em todo o planeta e isso deu ainda mais visibilidade pra Michelle, principalmente com quem ainda não a acompanhava tão de perto assim. Trabalhos de marca e de marketing pessoal muito bem feitos, por sinal.

O livro serviu como uma poderosa ferramenta de fortalecimento de sua marca pessoal, já que nele ela detalha toda sua história de vida, desde suas origens familiares até sua ascensão a um cargo público. Também comenta o que ela fez nos anos depois que deixou a posição de primeira-dama.

Para vocês terem ideia do alcance da obra, Becoming (em português, Minha história) foi traduzido para 24 línguas. Ao fazer isso, Michelle construiu conexões mais profundas com o público que ela já tinha e com certeza alcançou ainda mais gente. Hoje, o Becoming é praticamente um movimento de empoderamento feminino que tem até uma hashtag usada por mulheres de todo o mundo (#iambecoming).

Além disso, Michelle frequentemente usa suas redes sociais para se posicionar politicamente a respeito de diversas questões relacionadas à defesa dos direitos humanos. “A empatia é a nossa salvação aqui. Vamos usá-la para redirecionar nossa atenção para o que é mais importante e encontrar maneiras de refazer melhor o mundo à imagem de nossas esperanças. Mesmo em tempos difíceis, nossas histórias ajudam a consolidar nossos valores e fortalecer nossas conexões”, escreveu Michelle em seu Instagram ao divulgar o lançamento do filme.

Definitivamente Michelle Obama é o tipo de pessoa com quem você quer passar o tempo. Você não tem vontade de tomar um café com ela? Eu tenho. E ela sabe disso que inspira! E reconhece essa proximidade que desenvolve com as pessoas como um aspecto importante de sua marca e o valoriza aos olhos do público. Ao fazer isso, ela está promovendo a ideia de Michelle como uma pessoa normal. E as pessoas se conectam facilmente com essa marca forte de autenticidade, força e simplicidade.

Luiza Helena Trajano

Ousadia, humanidade, respeito à diversidade, tecnologia e muita visão de futuro são boas palavras para definir a grande mulher do varejo do Brasil, que transformou uma rede de lojas familiar em uma das empresas mais valorizadas do país. Caso você não a conheça, Luiza Helena Trajano é a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, rede varejista com mais de mil lojas físicas e de grande destaque em inovação no e-commerce. Como se tamanha responsabilidade já não fosse suficiente, Luiza também faz questão de ser uma voz relevante e atuante na defesa da construção de um mundo com mais justiça social.

Formada em Direito, Luiza trabalhava como balconista em uma das unidades da empresa nas férias, para fazer um dinheirinho.  A jovem provavelmente nem imaginava que anos depois viria a assumir de vez o comando da rede varejista. Em sua gestão, Luiza descentralizou decisões e evitou que questões familiares pudessem atrapalhar o crescimento da empresa que nasceu no interior paulista. 

Ousadíssima, ela também resolveu tirar os cargos executivos dos funcionários nos cartões de visita e colocar a função de “vendedor” para todos os colaboradores da Magazine Luiza. Foi assim que ela resolveu um problema que os próprios vendedores das lojas manifestavam: tinham vergonha dos seus próprios cargos. Empatia pura e muita sensibilidade para tratar de uma questão bem complexa, né?

 Luiza é tão visionária que, no início da década de 90 liderou o primeiro modelo de comércio eletrônico na Magazine Luiza. Em 1992 essa mulher já vendia online, minha gente! Anos depois, investir pesado em tecnologia e inovação fez o Magazine Luiza dar um salto de crescimento nas vendas. O movimento, na verdade, acabou sendo uma questão de sobrevivência para a rede, que há pouco mais de nove anos enfrentava a maior crise de sua história. E Luiza estava lá para incentivar Frederico Trajano, CEO do grupo, que liderou o projeto de um centro de inovação que leva o nome dela, o LuizaLabs. 

Fazendo do limão uma limonada

Famosa por sua transparência e por sua simplicidade, valores que ela deixa bem claro ter, Luiza já viralizou nas redes sociais algumas vezes. E soube aproveitar as situações em que foi envolvida, inclusive, pra vender. 

Luiza foi vice-presidente do Comitê Olímpico das Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016). Na ocasião, foi uma das convidadas a fazer parte do revezamento da tocha olímpica em sua cidade natal, Franca. Durante o trajeto de 200 metros Luiza caiu. Do episódio, fez post em tom de humor no próprio Instagram e elaborou uma ação de marketing, com a campanha “A Dona Luiza caiu, mas está bem. Agora, o que caiu foram os preços. #CairFazParte”.

Engajamento social 

Há sete anos, ela também foi uma das fundadoras do grupo Mulheres do Brasil. Com milhares de participantes, o grupo é presidido por Luiza e conta dezenas de comitês e núcleos de trabalho (muitos deles fora do Brasil), atuando em parceria com diferentes esferas de poder para fomentar a adoção de políticas afirmativas, eliminar as desigualdades de gênero, raça e condição social. 

Algumas das bandeiras do Mulheres do Brasil são a inserção de refugiados no mercado de trabalho, a capacitação de empreendedoras e a projeção de mulheres candidatas a cargos políticos. O grupo também faz parte de iniciativas como a Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Recentemente, a presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza também se posicionou para defender publicamente o programa de trainees exclusivo para negros da Magazine Luiza. Rotulada nas redes sociais como “racismo reverso”, a iniciativa foi criada neste ano para corrigir um problema no quadro de funcionários da rede: embora 53% dos colaboradores sejam negros, apenas 16% dessa liderança é ocupada por pretos e pardos.

Luiza é um verdadeiro exemplo de como as marcas podem e devem se humanizar, incentivando seus grandes executivos a se manifestarem cada vez mais nas redes sociais como os CPFs que comandam os CNPJs. E nós como empreendedores precisamos nos posicionar cada vez mais dessa forma também.

Por conta de todo esse movimento que Luiza faz e fez mais ainda em 2020, ela acabou de ganhar o segundo lugar do Top Influencers do LinkedIn. 

Entende porque essa mulher não poderia ficar de fora deste artigo?

Gabriela Prioli

Em 2020, a CNN chegou ao Brasil e contratou caras bem conhecidas e outras nem tão pop assim. Talvez até então você ainda não conhecesse a advogada e professora universitária Gabriela Prioli, que protagonizou um dos episódios mais polêmicos da curta história do canal de notícias no Brasil.

Prioli fazia parte da equipe de comentaristas do quadro “O grande debate”, do telejornal CNN Novo Dia. E em exatos quinze dias depois de estrear pediu demissão por se sentir constrangida por seus colegas, que a interrompiam o tempo todo.  “Não consigo atingir o meu objetivo se for constrangida e não posso seguir participando do debate sem que a convicção sobre a gravidade do constrangimento não seja só minha, mas de todos os envolvidos, na frente e atrás das câmeras”, declarou Gabriela na ocasião. 

Por conta de seu posicionamento, ela não só foi promovida como ganhou espaço no horário nobre da emissora. Hoje Gabriela apresenta o talk show CNN Tonight, ao lado do historiador Leandro Karnal e da jornalista Mari Palma. Ela também se tornou colunista do maior jornal impresso do Brasil, a Folha de S.Paulo.  

Para vocês terem ideia do alcance do trabalho da Gabriela, hoje ela tem 1,6 milhão de seguidores no Instagram e 598 mil inscritos no canal dela do YouTube.

Ao se posicionar e mostrar pro mundo seus valores, sem dúvida, ela se tornou um ícone para as mulheres. E as grandes marcas de diversos segmentos perceberam isso.

Rapidamente, além de ter explodido em número de usuários, o Instagram de Gabriela passou a ser uma verdadeira vitrine de posts patrocinados por empresas como Samsung, Natura, editora Nova Fronteira, Ânima Educação, Quem disse Berenice, Addera D3 (marca de vitamina D), entre outras.

Gente, a grande sabedoria que existe nessa história toda da Gabriela é que ela se manteve firme com a própria verdade, ela não se encolheu para caber no lugar que as outras pessoas queriam que ela ocupasse. E não se importou se as pessoas fossem aprovar ou não a decisão dela. Estava tudo bem! E tinha que estar mesmo. 

Só que muito mais gente do que ela própria imaginava pensa como ela ou ao menos se identificou com a história dela. Nós mulheres sabemos que é bem comum passarmos por situações semelhantes a que ela viveu por diversas vezes em nossas vidas, infelizmente. 

Por isso, pra mim, a Gabriela é um grande exemplo de como o trabalho com a imagem pessoal pode ajudar a impactar e mudar vidas. Imagine quantas oportunidades de colocar a própria voz no mundo e de defender suas causas ela não teria perdido se ela não se posicionasse. 

E você? O que será que perde ao não manifestar a sua voz pro mundo? Que marca pessoal você quer construir e se orgulhar?

E aí? Se animou com o trabalho de marca pessoal e quer usá-lo para impulsionar seus negócios?

Então você tem que participar da Semana do Marketing Digital com Borogodó! De 1 a 8 de fevereiro, às 8h da manhã, todos os dias, um encontro comigo. Faça a sua inscrição neste link.

compartilhe:
Caroline Caracas
Caroline Caracas

outras postagens

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

You have Successfully Subscribed!

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Cadastre-se para receber atualizações por e-mail

Adicione uma mensagem descritiva dizendo o que seu visitante pode esperar aqui.

Marketing por

Sucesso