10 de julho de 2019

Como usar hashtag no Instagram?

hashtag no instagram

Saber como usar hashtag no Instagram garante o melhor alcance das suas publicações nessa rede social e isso será fundamental para se tornar mais conhecido. Em meus treinamentos, percebo que poucos dominam o uso desse recurso tão importante.

Se você não sabe como usar hashtag no Instagram, está perdendo grandes oportunidades!

Ao final deste artigo, você vai conseguir escolher as hashtags certas para atrair os seguidores que realmente interessam ao seu perfil.

Os maiores erros ao usar hashtag no Instagram

Existem dois erros que a maior parte dos perfis cometem em relação ao uso da hashtag:

  1. Não usar hashtag;
  2. Não planejar o uso de hashtag.

A hashtag, representada pelo sinal de cerquilha #, também conhecido por “jogo da velha” no Brasil, é o recurso oficial do Instagram para que o seu conteúdo seja encontrado por pessoas que estão fazendo buscas com palavras chaves no instagram. E é dessa forma que pessoas novas chegam ao seu perfil todos os dias. 

Vamos a algumas dicas de como melhorar o uso das hashtags:

Pesquisando o seu nicho

Para saber quais hashtags usar, é preciso entender exatamente o que a sua audiência busca. Vale a pena fazer essa pergunta de forma bem direta. Lance essa questão no seu Instagram:

“Quais hashtags você usa no Instagram para buscar perfis com assuntos do seu interesse?” 

Você pode fazer novas buscas partindo dessas  hashtags e, dessa forma, descobrir outras similares que o público também está buscando. No campo de pesquisa, existe uma área para procurar especificamente por hashtags.

Digite uma das hashtags propostas pela sua audiência. Comece com aquela mais comentada. Por exemplo: #marketingparainstagram

Quando você digita, logo abaixo aparecem outras sugestões de hashtags relacionadas. Assim, você pode pensar em novos assuntos que tem tudo a ver com o meu tema principal e, a partir disso, criar grupos de hashtags.

Como criar grupos de hashtags?

Você não precisa usar todas as hashtags em todos os posts ao mesmo tempo!

Eu nem aconselho que você faça isso, pois tudo o que se repete muitas vezes de forma exatamente igual, o algoritmo do Instagram poderá confundir com spam, como se estivesse vindo de robôs automatizados.

E assim a sua conta pode ser penalizada. Isso não é uma informação oficial do Instagram, mas há vários rumores no mercado e indícios de que isso prejudica o alcance da conta a partir de relatos de pessoas que passaram por isso.

Cada grupo de hashtags deve ser coerente com o conteúdo que está no post e seu objetivo.

Por exemplo, se você tem subnichos ou vários produtos e serviços, ou dependendo do tipo de post dentro da sua linha editorial, você vai variando os grupos de hashtags criados especificamente para atender a cada uma dessas características.

Eu tenho um curso online de Instagram, portanto dou dicas de Insta. Para esse tipo de conteúdo tenho um grupo específico de hashtags. Quando faço um post mais motivacional, uso outro grupo. Quando promovo meu outro curso, o Empreenda-se Digital, voltado para criar e vender cursos online, já utilizo um grupo de hashtags bem pensado para este fim.

Pesquise os conteúdos mais relevantes

Quando você clica em uma hashtag, duas opções de feeds aparecem: os mais recentes e os mais relevantes. Clique na aba dos mais relevantes, pois ali estão os posts que o algoritmo do Instagram julga como os melhores para a audiência.

São aqueles os posts que, certamente, mais geraram engajamento e foram mostrados na linha do tempo das pessoas.

Aproveite para ver qual tipo de post performa melhor com aquela hashtag em questão. Visite os perfis com posts em primeiro lugar nessa aba, inclusive para ver se vale a pena seguir para ser notado. Se você interagir com essas pessoas da sua comunidade, curtindo e comentando os posts, tende a  ser cada vez mais notado como uma referência.

Assim como você usa essa estratégia, outros membros da comunidade também pesquisam os posts mais relevantes para saber o que está em alta sobre aquele assunto. Quando você emplaca o seu post na aba “mais relevantes”, as chances de ser encontrado por uma audiência qualificada é alta!

É por isso que eu recomendo você a fazer um planejamento estratégico do uso de hashtags. Use com consistência, meça os resultados e repita esse processo.

É assim que você constrói autoridade e ganha seguidores e clientes.

Eu espero que este artigo sirva como um guia para você entender como usar hashtag no Instagram.

MAS ANTES DE IR EMBORA, TENHO UM LEMBRETE

Se você deseja multiplicar seus resultados na internet, transformando seus seguidores em clientes, precisa dominar essa rede social. Foi para você que criei o Curso Arrase no Insta. Por menos de um real por dia durante um ano, você aprende a aumentar o número de seguidores, transformá-los em clientes e dobrar seu faturamento o quanto antes, no mínimo. Porque você vai aprender a vender sua marca pessoal através do sua atuação no insta e se tornar um profissional muito disputado e desejado pelas pessoas.

Conheça agora: Curso Arrase no Insta

Caroline Caracas

outras postagens

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

You have Successfully Subscribed!

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

You have Successfully Subscribed!

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso

Você está quase lá! Digite suas informações abaixo:

Sucesso